Três escolas de Roraima tiveram seus projetos selecionados na primeira etapa do programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016 da Câmara dos Deputados. São elas: Mário David Andreazza, Maria das Dores Brasil, em Boa Vista, e Padre José Monticone, em Mucajaí.
O resultado final será publicado no dia 19 de agosto. Roraima levará quatro estudantes para Brasília, no período de 26 a 30 de setembro deste ano.
Os alunos Darlam Paulino da Silva Filho e Orlailsom Ramalho Ferreira, da escola Mário David Andreazza, apresentaram os projetos “Criação Parlamento na Escola” e “Ajuda de custo para os portadores de diabetes”, respectivamente.
“Fiquei muito feliz quando vi meu projeto na relação divulgada pela Câmara dos Deputados. A ideia desse projeto é criar uma entidade estudantil dentro de cada escola, para criação de leis e projetos, como se fosse uma Assembleia Legislativa. E o mais importante: com a participação de todos os alunos”, disse o estudante Darlam Paulino da Silva Filho.
O aluno João Victor de Sena, da escola Maria das Dores, inscreveu o projeto “Implementação de purificador de ar em ônibus”. Já o estudante João Paulo Braga Pessoa, da escola Padre José Monticone, apresentou o projeto “Inclusão da disciplina de informática no currículo dos Ensinos Fundamental e Médio”.
A escola Padre José Monticone participa pela primeira vez do Programa da Câmara dos Deputados. “É uma honra estar entre as escolas selecionadas. O aluno João Paulo é muito dedicado e esforçado. Ele se empenhou bastante neste projeto. A aprovação vai servir de inspiração para que outros estudantes também participem”, disse o gestor da unidade de ensino, Tarcísio Medeiros.
Segundo João Paulo, a elaboração do projeto se deu ao perceber a importância da informática para o mundo atual, uma vez que a disciplina se encontra presente em todas áreas de conhecimento. “Diante disso acredito que o conhecimento neste campo contribuirá para a inserção no mercado de trabalho, sendo que nos deparamos constantemente com a temática informática em vestibulares, concurso público e principalmente no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, ressaltou o autor do projeto.
O PROGRAMA – O programa Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente pela Câmara dos Deputados. A ideia é possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, a vivência do processo democrático, mediante a
participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
Serão selecionados 78 alunos que são empossados como deputados jovens e que terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre realidades distintas. Os estudantes também passarão pela experiência de convivência com culturas e cores de todas as partes do Brasil, potencializando a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.