Pedagoga abraça oportunidade e se dedica ao atendimento a domicílio de reforço escolar

Sempre que a vida acadêmica entra na reta final, os sonhos sobre como cada pessoa gostaria de exercer sua futura profissão afloram ainda mais. A pedagoga Kamila Gomes, recém-formada de 22 anos, tinha um desejo quando estava na faculdade: reunir uma equipe de professores de várias áreas para acompanhar crianças com reforço escolar em suas próprias casas. Mas até a colação de grau pensava que isso não seria possível por enquanto, pois era funcionária de uma escola particular e até aquele momento não tinha como colocar em prática esse desejo.

Mas ao ser informada que a escola onde trabalhava iria fechar, surgiu a oportunidade para que ela desse, ainda sozinha, os primeiros passos rumo ao sonho de estudante. “Os pais dos alunos me procuraram, demonstrando interesse em continuar com a atividade de reforço que fazíamos antes na escola, mas dessa vez atendendo as crianças em suas casas. E eu, como não tinha nada em vista, não pensei duas vezes. E foi assim que surgiu o projeto ‘Prof a Domicílio’”, lembra.

Ela conta que daqui para frente vai investir no negócio e trabalhar para criar a sua empresa com a equipe que sempre sonhou, pois entende que o atendimento individual e a domicílio contribuem para um melhor desempenho dos alunos. “Quando estamos numa sala de aula com mais 20 e poucos alunos, é impossível dedicar atenção para apenas uma criança. Em casa a atenção é voltada exclusivamente para o aluno, que tem um acompanhamento individual e personalizado, pois vai trabalhar de acordo com as necessidades de cada criança, isso ajuda muito na evolução do aprendizado”, explica.

Para ela, o fato de estar sozinha com a professora já deixa a criança mais a vontade para tirar uma dúvida, como não poderia ficar se estivesse na sala com seus colegas. “Poder conversar, pedir para explicar de novo, repetir, isso é ótimo porque será mais fácil para elucidar dúvidas, uma vez que não estou falando para 5 ou 10 e até 20 crianças. Estou preocupada apenas com o aprendizado de uma única criança, que está naquele horário se dedicando a revisar o que aprendeu na sala de aula”, observa. 

O atendimento do ‘Prof a Domicílio’ dura 1 hora e 30 minutos com cada criança. Kamila lembra que se for interesse da família, pode fazer o acompanhamento para, no máximo, duas crianças no mesmo horário. “Não dá para ficar mais que esse número porque acaba prejudicando o rendimento deles”, explica, informando que durante esse tempo a professora ajuda na dificuldade que a criança sente sobre o conteúdo escolar e também desenvolve atividades extras.

“Eu tive um aluno que o meu trabalho era somente para desenvolver atividades extras porque ele era muito inteligente, quase não tinha dificuldade. E a ideia nesse caso é somente para continuar estimulando e não perder a prática dos estudos no horário oposto ao da sala de aula. E aprender cada vez mais”, ressalta.

No momento, por conta do isolamento social, Kamila acabou elaborando um material para atender alunos do maternal ao 5º ano com atividades de língua portuguesa e matemática. “São mais de 40 atividades para as crianças fazerem durante a quarentena. As apostilas estão encadernadas e personalizadas com o tema que a criança gosta”, conta. 

Para entrar em contato com a professora Kamila, é possível enviar mensagem direta pelo instagram @profadomiciliorr ou pelo telefone (95) 99120-4352.