São Paulo, abril de 2022 – Seguindo seu objetivo de ser a grande incentivadora do esporte brasileiro ― por meio de iniciativas que reforçam o seu propósito institucional de ir sempre além do desenvolvimento de produtos com excelência em qualidade e tecnologia ―, a Penalty anuncia que é a nova parceirada plataforma Futstat, startup brasileira que uniu a paixão pelo futebol à estatística, criando um aplicativo único para o gerenciamento de campeonatos amadores e profissionais, além de dados sobre a carreira dos atletas.
Com atuação 100% online e sem burocracias, a plataforma permite que os gestores de campeonatos inscrevam suas competições e ganhem acesso fácil às súmulas digitais. Com o cadastro de jogadores, comissão técnica e árbitros, é possível armazenar e checar rapidamente todo o histórico de partidas e estatísticasdos torneios, como artilharias e lideranças ― tecnologia que antes eralimitada aos campeonatos profissionais.
De acordo com Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty, o Futstat é “uma solução de alta tecnologia para aqueles que amam praticar esportes”. Isso porque, os atletas amadores também são beneficiados com o uso do aplicativo por meio do recurso Card do Atleta. Em seu cartão, o jogador ganha acesso a todas partidas e campeonatos que já disputou, além de dados como gols, vitórias, número de jogos e títulos.
Já a ferramenta Score Futstat,coleta as estatísticas de performance dos jogadores e faz uma análise, gerando uma nota de acordo com o desempenho ―similar ao que ocorre em jogos de videogame. Esse número pode ser usado em comparações com amigos, aumentando a competitividade e a diversão do futebol amador, ou ser usado como um currículo esportivo, que poderá ser entregue em peneiras de clubes profissionais ou salvo para uso pessoal.
“A Penalty considera fundamental este contato e proximidade com o esporte amador e com as ações que buscam reunir os jogadores. Por isso, está investindo no Futstat para oferecer estas soluções ― que antes eram restritas ao futebol profissional ― para todos. Com esta parceria, vamos aprimorar a experiência dos atletas amadores, tornando ainda mais atrativa a prática daqueles que buscam o esporte pela diversão e descontração”, afirma Caixeta.
Para Fernando Zoma, diretor da Futstat, a plataforma tem a missão de democratizar o uso de tecnologias mais avançadas, como a inteligência artificial. “Queremos que os praticantes do esporte possam ter acesso aos seus próprios dados na palma da mão. A ideia é que ele seja dono da sua história e use o aplicativo Futstatpara propagar as suas conquistas, mantendo seus fãs e torcedores engajados e motivados”, comenta Zoma.
Neste início de parceria com a plataforma, a Penalty disponibilizará ao aplicativo premiações por meio de vouchers de compras ― que poderão ser utilizados no e-commerce da marca ―para o artilheiro, o “craque da galera” e para o organizador de competições inscritas previamente, que poderão chegar a mais de 40. Além disso, já está em desenvolvimento outros tipos de ação, como pesquisa de produtos dentro da plataforma; sistema de conquista para jogadores, times e organizadores de campeonatos; e ações com o público dostorneios.
Sobre a Penalty
Com 50 anos de história, a Penalty® é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. A marca faz parte do portfólio do Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. Além de três fábricas nacionais, a Penalty® possui operações na Argentina e presença mundial, com distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa. A marca é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas três instituições máximas das principais modalidades de esporte coletivo com bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei) e FIBA (basquete). Site oficial da Penalty.