Foi lançada, nesta sexta-feira (22), na Universidade Federal de Roraima (UFRR) a Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (RHISA). O público alvo da plataforma é o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima.
O objetivo do evento é adquirir novas adesões de pesquisadores e entidades. Durante a mobilização, professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos, entidades do terceiro setor terão a oportunidade de conhecer o trabalho da Rede Rhisa e como poderão fazer parte do projeto.
A Rhisa tem o objetivo promover uma conexão com pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma gratuita voltada para a divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da ciência, tecnologia e inovação, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Atualmente, a rede já possui mais de 100 mil cadastros de pesquisadores, Institutos de Ciência e Tecnologia, além de cooperativas e associações do terceiro setor que atuam no fomento da economia e desenvolvimento de tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“Boa Vista possui um potencial bastante expressivo no campo da CT&I e temos a certeza de que faremos uma mobilização exitosa ao mesmo tempo em que conheceremos iniciativas importantes para o fortalecimento da Rhisa. A Rede pretende fortalecer os sistemas locais de ciência, tecnologia e inovação – C,T&I através da mobilização dos agentes de CT&I como os ICT’s, órgão de governo, OSC/ONG, pesquisadores, estudantes e instituições privadas de ensino através de uma plataforma interativa. A Rede também trará maior visibilidade aos grupos e redes P&D locais, como também irá prover meios de comunicação estratégicos e eficazes que facilitarão a formação de parcerias dentro da academia e com os demais setores da sociedade e governos”, afirmou o coordenador técnico da Rede Rhisa, professor Henrique Pereira.
A mobilização da Rede Rhisa em Roraima faz parte da 3ª fase do projeto que já percorreu 18 municípios do Amazonas, além dos Estados de Rondônia e Acre.
A rede Rhisa é uma iniciativa do Instituto Acariquara com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS).