Prazo para inscrições no Seminário Internacional de Comunicação termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (18) o período de inscrições para o 13º Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLat (Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania, Educação e Integração da América Latina), que será realizado em Boa Vista, e vai reunir profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação de seis países: Brasil, Argentina, Equador, Espanha, Uruguai e Venezuela.

Ao todo, o evento vai reunir um total de 41 trabalhos de pesquisa divididos em oito mesas temáticas de discussões, envolvem questões como comunicação sem fronteiras, migração, saberes amazônicos. “O evento é uma possibilidade especial para que os alunos possam falar dos trabalhos desenvolvidos na academia, inseridos em debates que vão agenciar novas ideias e troca de saberes, pois estaremos com pesquisadores de outras áreas da comunicação”, ressalta Lisiane Aguiar, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRR.

A programação inicia na próxima segunda-feira(21) e seguirá até sexta-feira (25). Todas as atividades serão realizadas no auditório Alexandre Borges da UFRR. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria do PPGCOM, que fica no Bloco I, sala 129, no horário das 8h às 12h.

PROGRAMAÇÃO

O Seminário Internacional da Rede AMLat reunirá ao mesmo tempo mais quatro eventos, que vão reunir pesquisadores e acadêmicos de jornalismo para compartilhar experiências e técnicas na pesquisa em comunicação. Ao longo da semana, quatro conferências principais acontecem sempre às 19h.

No primeiro dia do evento, durante o dia, acontecem as apresentações de 18 equipes de investigação que integram a Rede AMLat durante a realização do Encontro Metodológico dos Grupos, Núcleos e Coletivos de Pesquisa. Na programação estão previstas três apresentações de equipes da Argentina, nove do Brasil, duas do Equador, uma da Espanha, Uruguai e Venezuela.

Na terça-feira (22), iniciam as mesas de discussões do Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras. Os debates estarão em torno de temas como ‘Epistemologia da comunicação’, ‘Comunicação e problematizações discursivas’, ‘Cidadania comunicativa e direitos humanos’, e ‘Intervenção social e acessibilidade comunicativa’.

No dia seguinte, quarta-feira (23) as mesas continuam com temas ‘Educomunicação’, ‘Diálogos transdisciplinares’, ‘Fluxos migratórios e processo comunicacionais’, e ‘Comunicação e poder’.

O Encontro Estudantil e Seminário Discente estão marcados para quinta-feira (24), no horário das 8h às 12h. As mesas de discussões vão abordar ‘Comunicação, educação e identidades’, e ‘Arte e comunicação’. No mesmo dia, no horário da tarde, acontece o 2º Colóquio Amazônico de História da Mídia, com apresentações sobre ‘A mídia amazônica e a identidade regional’, além de ‘A construção histórica e política da mídia em Roraima’.

No último dia, sexta-feira (25), continuam as apresentações sobre ‘Práticas comunicacionais e jornalísticas’, e ‘Etocomunicação e saberes amazônicos’, no horário da manhã. À tarde acontece o 1º Seminário de Pesquisa do PPGCOM, com a primeira turma de Mestrado em comunicação da UFRR, defendendo trabalhos das linhas de pesquisas ‘Comunicação, memória e identidades’, e ‘Estudos de mídia e processos comunicacionais’.

Abaixo os temas das conferências principais:

Segunda-feira: 21/10

A construção de heterotopias transformadoras: a configuração inventiva e solidária da Rede AMLAT na América Latina

Terça-feira: 22/10

Desigualdades urbanas y representaciones mediáticas en Misiones, Argentina: agenciamientos enunciativos y repertorios mediatizados en las disputas por la ciudad

Quarta-feira: 23/10

O cibercontrole: perspectivas para problematizar usos, apropriações e produções digitais

Quinta-feira: 24/10

História, migración y violencia simbólica en los discursos mediáticos