Com o principal objetivo de fomentar e principalmente facilitar contratações em eventos culturais promovidos pela Prefeitura de Boa Vista, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) publicou nesta quarta-feira, 16, no Diário Oficial do Município, dois editais que contemplam músicos e pareceristas.
Para ambos, o período de vigência será de dois anos, a contar da data de publicação. As inscrições para participação permanecem abertas de forma contínua, durante este período.
O Edital de Parecerista (página 13) é voltado a profissionais responsáveis pela formulação de pareceres, ou seja, opinar sobre determinados assuntos de forma técnica e especializada. Já o Edital de Música (página 21) contempla Djs, artistas solo, duplas, trios e bandas.
“Esses editais vêm para democratizar as oportunidades e valorizar ainda mais nossos profissionais do setor artístico. A partir de agora, ficará mais rápido e dinâmico o processo de contratação para participação em eventos de pequeno, médio e grande porte, além da ampliação de segmentos culturais a serem contemplados”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Os interessados em se inscrever devem procurar o setor de protocolo da Fetec, localizada no Teatro Municipal e entregar, em envelope fechado, a documentação necessária. O atendimento acontece em horário comercial (8h às 12h – 14h às 18h), de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: 3621-6016/6022.
MAIS CATEGORIAS CONTEMPLADAS – O credenciamento obedece aos parâmetros da portaria de cachês artísticos e culturais, publicada no final do ano passado e garante reajuste nos valores pagos a músicos e outros profissionais da arte, além de incluir um maior número de categorias e segmentos a serem contemplados em futuros editais.
O reajuste da tabela de cachês envolve: bandas; solo e dupla; DJs; apresentação via internet (formato live); grupos culturais, artísticos e circenses; teatro, dança, performance e outras apresentações congêneres artísticas; exposição, mostras e instalações, artes plásticas, vídeo e congênere.
Além disso, a tabela pró-labore foi ampliada, agora contemplando cursos, oficinas e workshops culturais e artísticos; julgadores (em festivais, concursos culturais, artísticos, turísticos e esportivos); parecerista, além de apresentadores e locutores de eventos.
Os valores estabelecidos nas tabelas serão reajustados anualmente, conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do ano anterior, valorizando economicamente os artistas boa-vistenses. Mais detalhes e informações podem ser conferidos na portaria, através do link: https://publicacoes.boavista.rr.gov.br/ler/diario/5513.