Jornalistas são finalistas na etapa nacional com reportagens impactantes sobre a cultura indígena, café e tradições ancestrais.
Por Sebrae/RR
Jornalistas roraimenses conquistam vagas na etapa nacional com reportagens impactantes sobre a cultura indígena, café e tradições ancestrais.
Destaque nacional e reconhecimento ao profissionalismo da classe jornalista de Roraima, é o sentimento do Sebrae/RR ao levar três representantes do Estado para a grande final do Prêmio Sebrae de Jornalismo – etapa nacional, que ocorre nesta sexta-feira (24), em Brasília/DF. Os jornalistas disputam nas categorias de jornalismo em Áudio, Vídeo e Texto.
Criado com o objetivo de enaltecer a atuação da imprensa, destacando a importância dos pequenos empreendimentos para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e de cada Estado em específico, a décima edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo anunciou, no dia 29 de agosto, os ganhadores da fase regional de Roraima.
Das quatro categorias da premiação (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), Roraima conseguiu se classificar em três categorias para a etapa nacional:
Categoria Jornalismo em Texto – Reportagem: Panelas de barro produzidas há séculos por mulheres Macuxi devem ganhar selo de referência à Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de Yara Ramalho do G1 Roraima.
Categoria Jornalismo em Vídeo – Reportagem: Encontro Ancestral, de Luciano Abreu da Rede Amazônica.
Categoria Jornalismo em Áudio – Reportagem: Roraima, o mercado do café e suas vertentes, de Poliana Araújo da Rádio Roraima.
Ganhadores da etapa regional, Poliana Faro, Yara Ramalho e Luciano Abreu.
Yara Ramalho, ganhadora estadual da categoria Texto, expressou a sua emoção e expectativa em participar da etapa nacional.
Estou muito ansiosa, eu acho que tem muito trabalho bom na categoria de texto, mas estou com uma expectativa muito positiva, até porque, a matéria que estamos levando tem a questão dos povos indígenas, tem um peso. Minha esperança é realmente trazer o prêmio de lá,
conta empolgada.
Já Luciano Abreu, ressalta a importância da participação de jornalistas roraimenses na premiação, e destaca a sua expectativa com o evento.
Estou muito contente, primeiro em participar, porque nós temos três colegas de Roraima participando dessa final nacional. Então, isso para mim já é uma grande representatividade do nosso Estado, mostrando a qualidade do nosso trabalho. A expectativa é importante para a comunicação do Estado, e, claro, para o Sebrae, que oportunizou essa participação,
ressalta.
Poliana Faro, radialista, revela estar contente em participar da final nacional, além de estar confiante com título inédito para o Estado.
A ansiedade bateu muito forte nesse período pré-evento. Sabemos da nossa capacidade e do potencial dos demais finalistas. Estamos disputando com os melhores, mesmo assim, espero que esse título seja inédito para o nosso Estado e que principalmente eu, representando a Rádio Roraima, a única rádio AM de Roraima, espero trazer esse prêmio,
afirma.
Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) bateu um recorde de inscrições em sua 10ª edição. A iniciativa realizada pelo Sebrae para reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira teve a marca histórica de 1.899 trabalhos inscritos, o que representa um crescimento de 65% em comparação com o volume registrado na última edição, em 2022. Em Roraima, foram 71 trabalhos inscritos.
Como nos anos anteriores, a 10ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classifica os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional.
A cerimônia de anúncio dos vencedores da Etapa Nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo vai acontecer no dia 24 de novembro em Brasília. A expectativa é grande e a torcida também.