Procon Boa Vista dá dicas sobre compras para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais, comemorado em 12 de agosto, é uma das principais datas para o comércio varejista, só perde para o Natal e o dia das Mães. E para preparar os consumidores para as compras do período, o Procon Boa Vista elaborou algumas dicas que podem evitar problemas na hora de escolher os presentes.

A secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista (SEDC), Sabrina Tricot, explicou que na hora de presentear é importante considerar as necessidadesda pessoa, em seguida pesquisar os preços. “O consumidor, inicialmente, deve observar se o preço do presente escolhido cabe em seu bolso, e as formas de pagamento, levando sempre em consideração os prazos e os juros do cartão, no caso de possível parcelamento”, informou Sabrina.

A secretária comentou também que é importante observar os produtos anunciados nas lojas como promoção. Há casos em que os consumidores podem estar pagando o preço normal pelo produto. “O consumidor não deve esquecer de pedir a nota fiscal do produto, para evitar problemas em caso de troca ou na hora de abrir uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor, caso seja necessário. Para isso, o interessado deve ter cópias do RG e do CPF, além do comprovante de residência e os documentos referentes à queixa”, disse.

Dicas do Procon Boa Vista para a compra de do presente

Calçados e vestuário

Na compra de roupas e calçados o consumidor deve estar atento às informações contidas na etiqueta (composição do tecido, tamanho, período de trocas, etc.) contidas de forma clara, como prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O consumidor deve estar ciente de que a loja não é obrigada a efetuar a troca do produto, apenas nos casos de defeitos das peças. Mas essa possibilidade deve ser informada ao consumidor, por escrito, seja na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em qualquer outro documento, no ato da compra.

“O consumidor que deseja exercer o direito a troca, deve manter a etiqueta do produto e a nota fiscal, fundamental para resguardar os direitos do consumidor, em caso de problemas”, comentou Sabrina Tricot.

Perfumes e cosméticos

Se a escolha do presente for perfumes ou cosméticos, o consumidor deve observar se a embalagem contém todas as informações sobre o produto, em português, como instruções de uso, composição, prazo de validade, registro no órgão competente, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.

Celular

Se o presente for um aparelho celular, a sua aquisição deve ser feita em lojas autorizadas por conta da procedência e habilitação do produto. Na hora da compra observe se o produto está lacrado, e se dentro da embalagem original tem o manual de instrução e o termo de garantia contratual com a relação de rede autorizada para assistência técnica.

Serviços de telefonia

Na questão de serviços, avalie as necessidades de seu pai. Isso facilita a escolha entre pré-pago ou pós-pago, assim como, os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras.

Compras pela Internet

Nas compras realizadas pela Internet, exija o comprovante da data de entrega, o consumidor deve observar à segurança do site, pesquisando a idoneidade da empresa na própria Internet ou através dos registros negativos das empresas nos órgãos de defesa dos consumidores. O prazo para desistir da compra é de sete dias a partir da confirmação ou da entrega do produto, portanto, solicite esse compromisso por escrito.

Jantares em restaurantes

Se a comemoração do Dia dos Pais for realizada em restaurantes, a dica é fazer a reserva antecipada, já que o restaurante escolhido pode ficar lotado nessa data, e isso acaba acarretando longas esperas e aborrecimentos.

O Procon Municipal fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis – sala 02. O atendimento ocorre em horário comercial, das 8h00 as 12h00 e das 14h00 às 18h00.

 Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)