Alunos do ensino médio da escola Estadual Lobo D’Almada, localizado no Centro de Boa Vista, receberam na tarde desta quinta-feira, 8 de março, informações sobre a Lei Maria da Penha e os tipos de violência contra a mulher, durante palestra da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima.
Eloisa Sousa, de 16 anos, mesmo com a pouca idade, reforçou sobre a necessidade de os pais ensinarem as meninas desde cedo a conhecerem os direitos da mulher dentro da sociedade. “A mulher tem que ser ensinada desde criança a exigir os direitos dela e a violência doméstica é um assunto pesado de ser tratado, mas é necessário”, disse.
O colega de Eloisa, Gabriel da Silva Pereira, também de 16 anos, ministrou uma palestra aos demais estudantes sobre o papel da mulher e como ela é tratada perante a sociedade. “Muitas vezes as mulheres encontram barreiras, sofrem com sexismo. Os homens impõem barreiras, principalmente no mercado de trabalho quando dizem que tal atividade não pode ser feita por elas”, lamentou.
Quem proferiu a palestra foi a advogada do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Aline Monteiro, que mostrou aos adolescentes sobre os perigos e consequências da violência doméstica contra as mulheres. “Orientar, desde o início, é uma forma de combate e viemos aqui para conscientização e tentar diminuir o número que só vem aumentando [de violência]”, ressaltou.
A orientadora educacional da escola Lobo D’Almada, Edelzania Oliveira, contou que a instituição sempre promove atividades em datas alusivas e agradeceu a parceria do CHAME na colaboração e disponibilização de advogada e psicóloga para ministrar palestra aos alunos. “A importância do tema é de grande. Os nossos alunos são da faixa de ensino médio e hoje em dia eles tem que ser atendidos e informados sobre o assunto”, salientou.
Na tarde desta quinta-feira, a Procuradoria atendeu outra instituição de ensino como a escola municipal Professora Maria Francisca da Silva Lemos, no bairro Buritis, zona Oeste da Capital. À noite, a partir das 19h, será a vez das atletas da Academia Trinity, no bairro Centenário, receberem palestra sobre autoestima e violência contra a mulher.
Fonte: SupCom ALERR