O auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) foi palco, na noite da terça-feira, dia 23, da palestra do professor doutor Paulo Valladares Soares, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), sobre o tema “Educação para a sustentabilidade”, proferida para servidores e estudantes do IFRR.
Soares destacou a importância do papel da educação no novo milênio, que deve estar centrada na busca pelo desenvolvimento sustentável por meio do estímulo a mudanças de atitude e comportamento por parte da sociedade. “É preciso quebrar paradigmas e rever as formas de ensino-aprendizagem de modo que a formação dos novos profissionais seja incentivada para essa competência”, ressaltou.
O professor explicou que educar ambientalmente não é só transmitir conhecimentos ecologicamente corretos. Hoje, o educador ambiental deve instigar comportamentos, práticas, valores e atitudes individuais e coletivas que façam a diferença a ponto de mudarem a realidade. “Fazer diferente não é espontâneo, portanto requer intenção, liderança, utopia, ideal. Em tempos de crise, essas são características fundamentais para esse tipo de profissional”, complementou.
Ao considerar que saber e sentir não são suficientes para transformar a realidade, o professor convidou a plateia a uma prática reflexiva que leve ao fazer diferente. “A sustentabilidade é construída por todos nós no cotidiano. Por isso, é importante pensarmos fora da caixinha e pararmos de reproduzir algo porque sempre foi desse ou daquele jeito”, disse.
As lições vão ser levadas pela aluna do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Boa Vista Rillary Janney. Para ela, a oportunidade de ouvir um profissional experiente ajudou na obtenção de novos conhecimentos. “Agora a minha mente está ainda mais aberta para esses aspectos da educação e do meio ambiente. Mais do que à teoria, todos devemos nos ater às práticas sustentáveis no nosso dia a dia”, contou.
É o que também pensa a aluna do curso Técnico em Edificações do CBV Eliude dos Santos. “É importante fazermos nossas atividades de forma destacada, para isso precisamos abrir nossa mente e usar nosso conhecimento de forma mais relevante e prática. Esse tipo de evento é muito interessante porque ajuda nessa conscientização, além de contribuir para o nosso currículo”, falou.
Ações práticas – Paulo Valladares Soares é integrante do corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Unesp, que hoje atende uma turma de 20 servidores do IFRR, graças à parceria firmada entre a universidade e o IFRR em 2016.
Atualmente, Soares orienta dois servidores do IFRR no programa, o docente do Campus Boa Vista Hilton Brandão e o técnico administrativo da Reitoria Ítalo Chitlal, que desenvolvem pesquisas nas áreas hídrica e de resíduos sólidos, respectivamente, cujos resultados deverão contribuir para a adoção de ações sustentáveis pela instituição, além de promover uma educação para a sustentabilidade, pois deverá envolver estudantes nas etapas dos trabalhos.
Hilton Brandão pesquisa o tema “Ações para racionalização/otimização do consumo de água no Campus Boa Vista do IFRR” com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação atual do consumo de água, identificar os desperdícios para, ao final, propor adaptações e/ou melhorias na rede de distribuição hídrica. Já Ítalo Chitlal desenvolve a pesquisa intitulada “Diagnóstico da disposição dos resíduos da construção civil na cidade de Boa Vista-RR”, que objetiva identificar o estado atual da gestão dos resíduos de construção e demolição na cidade, englobando as instituições públicas e privadas.
Diálogos acadêmicos – A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq) do IFRR, em parceria com a Unesp, e abrange uma série de palestras com professores do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da universidade paulista, que deverão ser realizadas ao longo deste ano, no Campus Boa Vista, gratuitamente, para servidores e estudantes de instituições de ensino do estado, além do público em geral.
Fonte: Ascom/Reitoria