As professoras Rutemara Florêncio, da Escola Estadual Tancredo Neves, e Simone dos Santos Catão, da Escola Estadual Olavo Brasil Filho, tiveram seus projetos aprovados e estão entre os 50 finalistas que disputam o Prêmio Educador Nota 10. Nesta edição, foram registradas em todo o Brasil 4.876 inscrições.
Promovido pela Fundação Victor Civita, o Prêmio reconhece e valoriza o trabalho de professores da Educação Básica. O projeto da professora Simone Catão foi desenvolvido dentro da disciplina de Matemática e abordou o fluxo migratório e o acolhimento dos refugiados venezuelanos.
Com o tema “Não existem fronteiras para a Matemática”, a professora trabalhou no 1° ano do Ensino Médio o acolhimento dos estudantes venezuelanos. Atualmente, a rede estadual de ensino já registra mais de 5 mil matrículas de estudantes refugiados.
“Apresentei para os alunos brasileiros a realidade da Venezuela por meio da matemática financeira. Apresentei os valores da moeda, o câmbio e a super inflação do país vizinho. Resolvemos em sala de aula problemas matemáticos envolvendo as questões da Venezuela. Aos poucos, os alunos foram entendendo a realidade e, com o passar do tempo, acolheram melhor os estudantes refugiados”, explicou a professora Simone Catão.
A professora acrescentou ainda que esta foi uma forma que ela encontrou para trabalhar a relação entre os alunos brasileiros e venezuelanos, ao perceber a rejeição que estava ocorrendo na escola. Sobre o Prêmio, estar entre as finalistas para ela já é uma vitória.
“Eu já me considero uma vencedora. Foram quase 5 mil inscrições em todo o Brasil e ficar entre os 50 finalistas já é uma grande vitória”, disse a professora, que conquistou em 2002 o Prêmio Educador Nota 10 com o projeto “Os pequenos contadores de história”, quando atuava com o Ensino Fundamental na Escola Estadual Severino Cavalcante.
O projeto da professora Rute Florencio valorizou as lideranças femininas do Estado de Roraima. Com o projeto “História das Mulheres em Roraima”, a professora buscou dentro da disciplina de História valorizar o trabalho de mulheres protagonistas de suas próprias histórias. Valorizar, também, mulheres que, dentro de sua profissão, se destacaram de forma pioneira, ajudando a construir a história de Roraima.
No projeto, os estudantes do Ensino Médio realizaram pesquisas, leituras e entrevistas registradas em vídeos. O material colhido deu origem à produção de textos, documentários e sites, contendo as histórias das mulheres entrevistadas no trabalho.
“A ideia foi valorizar a mulher e mostrar uma situação diversa das notícias que as mostravam como vítima de violência, principalmente envolvendo relacionamentos amorosos. O trabalho foi realizado em conjunto com os estudantes. Foi uma construção coletiva envolvendo 100 alunos. Eles amaram a ideia e se engajaram”, destacou Rutemara Florencio.
A professora informou ainda que esperou muito esse resultado e que almeja chegar entre os dez finalistas. “Estamos todos na torcida, professores e alunos. Ficar entre os dez será uma grande conquista para a Educação Básica de Roraima e principalmente para os alunos”, disse a professora.
As professoras disputam um lugar entre os Top 10 finalistas do prêmio. Os vencedores receberão vale presente no valor de R$ 15 mil e assinaturas no site Nova Escola. Além disso, terão direito a divulgação do projeto na revista e site Nova Escola, além de vale presente de R$ 1 mil para a escola em que foi aplicado o projeto.
Os 10 vencedores também ganharão uma viagem para São Paulo (SP) para participar da cerimônia de premiação final, que ocorrerá no dia 30 de setembro, e ainda vivenciarão uma semana de imersão com atividades exclusivas. O resultado final do prêmio está previsto para ser divulgado no dia 17 de julho.
EDUCADOR NOTA 10 – O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e foi criado no ano de 1998, com a intenção de reconhecer e valorizar as boas práticas educacionais realizadas por professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Educação Básica de todo o Brasil.
O Prêmio é destinado a projetos realizados nas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esse ano a edição contou com 4.876 inscrições com a participação de docentes de 17 estados.
A premiação é realizada desde 2014 em parceria com a Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. O Educador Nota 10 também conta com o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef e patrocínio da Fundação Lemamm e SOMOS Educação. Para saber mais sobre o Prêmio, acesse: premioeducadornota10.org/.