Professoras estaduais se destacam em prêmio promovido pelo MEC

Roraima já tem vencedores e destaques da etapa estadual da 10ª edição do PPB (Prêmio Professores do Brasil). Promovido pelo Ministério da Educação, com instituições parceiras, o objetivo do concurso é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Os professores participantes relataram práticas pedagógicas desenvolvidas com seus alunos. Os premiados na etapa estadual participarão das etapas regional e nacional. Os vencedores das demais etapas serão conhecidos no dia 31 de outubro. A cerimônia de premiação dos seis vencedores nacionais ocorre no dia 6 de dezembro deste ano, na Praça das Artes, em São Paulo.

Na etapa estadual, Categoria Ensino Médio, as professoras vencedoras são Rutemara Florêncio, da Escola Estadual Tancredo Neves, com o trabalho Processos Migratórios e Migrantes em Roraima: O Passado Cruzando o Presente; Maysa Batista Bandeira, da Escola Estadual Gonçalves Dias, com o projeto Redes Sociais Educativas: O Aprendizado Além da Sala de Aula; e Eliana Fernandes Furtado, da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, com o projeto MIRD-H2O: Mecanismo de Infravermelho Regulador de Desperdício de Água.

Venceram na Categoria Destaque Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, as professoras Shirlei Catão dos Santos, da Escola Estadual Professora Crisotelma Francisca de Brito, com o relato: Preciosas; Marly Costa, da Escola Estadual Professora Maria Nilce Brandão, com o trabalho Aprendendo com as Diferenças; e Francisca Silva de Andrade, da Escola Estadual Professor Voltaire Ribeiro Pinto, com o trabalho Gincana do Conhecimento.

Os destaques do Ensino Fundamental, do 4º ao 5º ano, foram as professoras Daniely Rodrigues, da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, de Boa Vista, com o relato Reconto, Conto…; Maria Ivaneide de Almeida, da Escola Municipal Valdemarino Normando Martins, de Boa Vista, com o trabalho Desenvolvimento Sustentável nos Jardins e Horta na Busca da Qualidade de Vida para os Educandos; e Lucimara Martins, também da Escola Aquilino da Mota, com o relato Lutando por um Mundo Melhor.

Na Categoria Ensino Fundamental, 1º, 2º e 3º ano, foram destaques Elizângela Bastos, da Escola Municipal vovó Clara, de Boa Vista, com o projeto Me Leva no Caminho da Imaginação; Eliene de Oliveira, da Escola João Rodrigues de Sousa, do município de Rorainópolis, com o projeto Horta Educa: Ferramenta na Alfabetização, Letramento e Educação Ambiental; e Vilma Marinho, da Escola Municipal Martinha Thury, de Boa Vista, com o trabalho Água: A importância do Rio Cauamé para a Comunidade.

Na etapa estadual, os vencedores ganham placa em homenagem pelo desempenho no Prêmio. Na etapa regional, o prêmio é de R$7 mil, além disso, o vencedor recebe troféu, uma viagem apoiada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para participação em programa de capacitação na Irlanda, e equipamentos de informática, com conteúdo educativo, para as escolas. A premiação para os vencedores da etapa nacional é de R$ 5 mil e troféu.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação