Professores da Escola Presidente Costa e Silva serão capacitados em novas tecnologias

Na próxima segunda-feira, dia 29, terá início mais uma ação do IF Comunidade Itinerante, programa do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Educação (IFRR), com o curso Formação docente para a educação na cultura digital, para os professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, localizada no bairro do São Francisco.

Um total de 16 docentes será capacitado em um curso de 60 horas, que será realizado no laboratório de informática da própria escola. O curso será ministrado por professores voluntários do Campus Boa Vista Centro. O curso terá módulos teóricos, referentes à formação docente: módulo I – A importância das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) para o processo ensino-aprendizagem; módulo II – A formação do professor para a educação na cultura digital; módulo III – Redes de aprendizagem e a elaboração de projetos Integradores com a utilização das TDICS. E também módulos práticos: módulo IV – Jogos digitais na aprendizagem; módulo V – Utilização das redes sociais na perspectiva educacional.

IF Comunidade Itinerante – A edição 2016 do IF Comunidade do CBVC ocorrerá entre os meses de agosto e outubro e trará algumas novidades. A primeira é que o evento será realizado em um período de tempo maior, e não em um único dia, como nas edições anteriores. A segunda é que várias comunidades, tanto da Capital como do interior, incluindo as indígenas, serão beneficiadas em um único evento. A terceira é que as ações serão desenvolvidas de forma contínua, na própria comunidade a ser atendida.

De acordo com a coordenadora de Projetos de Extensão do CBVC e organizadora do IF Comunidade Itinerante, Francisca das Chagas de Souza Araújo, apesar do sucesso das edições anteriores, a proposta de organizar o evento de forma itinerante visa ao atendimento dascomunidades mais distantes e com maior dificuldade de acesso a Boa Vista e, consequentemente, ao IFRR. “Nas edições anteriores, o IFComunidade sempre era realizado em algum bairro da Capital ou nas vilas e nas sedes dos municípios. Desta vez, queremos ir, de fato, até as comunidades mais distantes, que, muitas vezes, não têm como se deslocar até aqui para participar de nossos eventos, mas também atenderemos a população local. Sendo assim, ampliaremos nosso atendimento, beneficiaremos muito mais pessoas e cumpriremos com nossa responsabilidade social”, disse.

 

Fonte: Ascom IFRR