A primeira edição do Encontro Pedagógico de 2018 do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), que está sendo realizada até esta sexta-feira, dia 9, no auditório da Universidade Virtual de Roraima (Univirr), vem promovendo amplos debates acerca do tema central do evento: “Práticas pedagógicas – aspectos políticos e didáticos”.
Nestes seis dias de encontro, professores, gestores e técnicos da área de apoio pedagógico trocaram ideias e promoveram um amplo debate sobre relevantes aspectos políticos e didáticos que influenciam, de forma decisiva, as práticas pedagógicas.
O principal objetivo desse encontro é promover a reflexão e proporcionar o planejamento do processo ensino-aprendizagem pautado na relação entre as práticas pedagógicas inclusivas e interdisciplinares.
De acordo com a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o encontro, como ação prioritária do início do ano letivo, visa proporcionar momentos de reflexão e avaliação das ações pedagógicas e, nesse sentido, torna-se fundamental como processo de ressignificação da missão do IFRR/Campus Boa Vista. “Agradeço à equipe que está coordenando este encontro, aos colaboradores, inclusive aos estudantes que estão lado a lado da equipe gestora e pedagógica neste fazer. Aos participantes docentes e técnicos o meu agradecimento pelo compromisso demonstrado, pela discussão coletiva e pelo desejo de construirmos juntos a instituição que queremos”, enfatizou a diretora.
Temática –no atual contexto educacional, em que as políticas públicas apontam para a educação como direito, faz-se necessário discutir e promover reflexões sobre a inclusão e a interdisciplinaridade, uma vez que esses fenômenos visam garantir a construção de um conhecimento mais abrangente, rompendo a fronteira das ações compartimentadas.
E, para assegurar o direito a uma educação de qualidade, os sistemas educacionais devem buscar meios que possam auxiliar o aluno a permanecer na instituição e desenvolver suas capacidades em uma perspectiva de equidade e qualidade. Daí a importância do tema central do evento.
Para o professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, coordenador do curso Técnico em Eletrônica, no encontro teve-se a oportunidade de compartilhar os projetos desenvolvidos por professores. “Pudemos abordar os projetos institucionais focando na interdisciplinaridade como aspecto positivo, seja para as disciplinas técnicas, seja para as propedêuticas”, relatou.
A vasta programação contou com palestras, mesas-redondas, oficinas e, como de costume, a realização do planejamento por departamentos. O evento será encerrado na manhã desta sexta-feira, na Univirr, com a socialização do planejamento integrado, quando serão apresentados os projetos integrados dos cursos do CBV.
Fonte: CCS/Campus Boa Vista