Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Professores discutem novos desafios do ensino-aprendizagem antes do início das aulas

Um novo semestre se aproxima e antes de iniciar mais uma jornada de estudos, os professores do Centro Universitário Estácio da Amazônia participam de uma série de atividades para discutir o processo ensino e aprendizagem no encontro pedagógico da instituição.

Além de palestras, o grupo recebeu durante dois dias oficinas pedagógicas. Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Herica Paixão, o momento serve não apenas para discutir as metodologias pedagógicas, mas principalmente buscar um novo olhar e uma reflexão sobre as boas práticas e ações pedagógicas, de forma que possa cada vez mais melhorar o desenvolvimento dos alunos.

Ela explica ainda que a finalidade do Centro Universitário é manter um diálogo constante com os professores, buscando, além do olhar para o campo pedagógico, “também para o saber fazer do ser professor”.

“Entendemos que é necessário investir nessa tríade que precisa ter no processo de aprendizagem, que é trabalhar o lado cognitivo, mas também trabalhar psicomotor e o lado afetivo, em especial no que se refere às boas relações, do respeito ao outro e do respeito ao colega”, ressalta Herica.

A professora informou que em um segundo momento, a oficina esteve voltada para o processo de pesquisa.  “Tivemos toda uma parte teórica sobre as metodologias ativas, sobre o processo ensino-aprendizado, e depois teve a parte prática no final. Um dos pontos, por exemplo, foi abordar sobre o currículo lattes: como preencher de forma qualitativa”, lembra.