Professores e alunos da Estácio vão apresentar pesquisas em Manaus

A 18ª edição do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Seinpe) terá mais uma vez a participação de alunos e professores do Centro Universitário Estácio da Amazônia. Um total de seis trabalhos de pesquisa do curso de Pedagogia foram aprovados para apresentação no evento que acontece essa semana, em Manaus.

De acordo com a coordenadora do curso, Hérica Paixão, os temas abordados por alunos da Estácio vão desde a discussão sobre o processo de militarização nas escolas públicas de Roraima; alfabetização e letramento; o ensino da língua portuguesa para alunos refugiados; o ensino de jovens e adultos e a atuação do pedagogo em instituições não escolares.

Para ela, a participação dos estudantes e professores neste evento é um desfecho importante para a trajetória acadêmica de cada um. “Os alunos, por exemplo, apresentam o resultado do trabalho feito durante quatro anos de formação, de questão sobre algo que inquietou ao longo do curso, de alguma vivência ao longo do curso e resolvem fazer a pesquisa, tentando responder a essa problemática que acabam encontrando ao longo do processo de academia e bancos de estágio”, observa.

Além disso, a aprovação desses trabalhos demonstra ainda a perspectiva do tripé ensino-extensão-pesquisa dentro da universidade. “É a prova de que realmente estamos fazendo o ensino, a extensão e fechando com chave de ouro com a pesquisa. Portanto, estamos todos concretizando o trabalho que fazemos. É gratificante e uma experiência ímpar para os estudantes”, ressalta.

Os trabalhos da Estácio aprovados para o Seinpe são tanto trabalhos de acadêmicos, como de professores. O evento acontece no período de 5 a 7 de agosto, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Essa é a terceira vez que projeto de pesquisa do curso de Pedagogia.