Professores formadores do Ceforr realizam capacitação sobre imigração

Ao todo, 100 profissionais da Educação passam por capacitação com os professores formadores do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). O curso ocorre todas as quartas-feiras das 8h ás 12 e das 14h às 18h na Univirr (Universidade Virtual de Roraima) da Avenida São Sebastião.

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que tem como tema “O contexto da imigração emergencial: interface e abrangências sem fronteiras”.

O objetivo é proporcionar curso de formação continuada com foco em reflexões críticas e qualificação teórico metodológico possibilitando práticas pedagógicas que favoreçam o diálogo intercultural, multicultural e interfronteiriço entre as escolas do Estado, além de sensibilizar os professores e coordenadores pedagógicos para que tenham mais conhecimentos de como tratar a gestão migratória nas escolas.

“Essa é uma questão que atinge as nossas escolas e precisamos trabalhar a equipe escolar para que entendam esse contexto e utilizem técnicas de como lidar com a situação nas instituições de ensino”, explicou a coordenadora pedagógica do Ceforr, Maristela Pereira.

O CURSO – Terá carga horária de 120 horas e ocorrerá todas as quartas-feiras, na Univirr da Avenida São Sebastião.

A certificação será feita pelo Ceforr. A capacitação terá como eixo temático: “A legislação de imigração e as normas curriculares de diretrizes emergenciais; Pedagogia de Emergência; “Inter/Multiculturalidade e Protagonismo Adolescente; resolução de conflitos na escola”; “Didática da Língua”, “Elementos do ensino da Língua Portuguesa” e “Metodologias Ativas”.

Ao final do final do curso, os coordenadores pedagógicos irão realizar a produção do caderno de experiências. “Essa é uma forma dos cursistas colocarem em prática o que aprenderam na teoria”, complementou a coordenadora pedagógica.

Além dos assessores da Unicef participam também agências que trabalham com a imigração. Os coordenadores pedagógicos do interior e das escolas indígenas participarão do curso no primeiro semestre do ano que vem.

No dia 28 de agosto, 18 professores formadores do Ceforr passaram por uma capacitação para ministrar o curso.

Fonte: Ascom/Seed