Professores iniciam capacitação para o Projeto Despertar

Começou nesta segunda-feira, dia 20, a capacitação para os professores que irão trabalhar com o Projeto Despertar nas escolas da rede estadual de ensino. A atividade ocorre no auditório do Sebrae/RR ate a próxima sexta-feira (24), das 8h às 12he das 14h às 18h.

A abertura das atividades contou com a presença da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo e da Diretora Técnica do Sebrae/RR, Dorete Padilha. Ao todo, 20 professores participam da capacitação. Eles serão multiplicadores dos conhecimentos nas 17 escolas que trabalharão com o Projeto, entre elas, escolas indígenas, um diferencial do Estado.

O Despertar é um projeto voltado aos estudantes das escolas de Ensino Médio e propõe o fortalecimento daeducação empreendedora nas escolas, estimulando o desenvolvimento profissional, tornando os alunos aptos a atuarem no mercado de trabalho, assumindo o papel de empreendedores.

A secretária Leila Perussolo informou que o empreendedorismo integra o currículo escolar como um tema transversal e que deve ser trabalhado em sala de aula. E com a BNCC (Base nacional Comum Curricular), o empreendedorismo passa a compor de forma sistemática, o currículo, as atividades e os conteúdos.

“Hoje a compreensão que se tem do empreendedorismo é fazer com que as pessoas tenham atitudes empreendedoras, não só na questão de se abrir um negócio, mas também em casa, nas relações familiares e na construção de um projeto de vida”, explicou Leila Perussolo.

A Escola Estadual Nilo José de Melo, localizada na área rural de Boa Vista terá 15 estudantes participando do projeto. O professor Rivelino Coelho destacou que o projeto irá ampliar os conhecimentos dos estudantes.

“A educação na se restringe unicamente à sala de aula e este é um projeto importante porque é um novo paradigma na educação e os alunos já crescem com uma visão mais ampliada, adquirindo conhecimentos diferenciados”, destacou o professor Rivelino.

CAPACITAÇÃO – Os professores das escolas participantes receberão uma capacitação de 40 horas que será ministrada por profissionais do Sebrae, responsável também por todo o material a ser utilizado durante o programa.

Depois, nas escolas atuando como multiplicadores, os professores terão 11 encontros com 84 horas, sendo 44h presenciais, 30h em atividades de campo e 10 horas de atividades em uma feira.

Nos encontros, os estudantes recebem noções sobre elaboração de plano de negócios, trabalho em equipe, possibilidade de riscos e captação de recursos, além de noções teóricas e práticas sobre empreendedorismo.

No próximo dia 29 de maio está prevista a capacitação para os professores que trabalharão o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o qual é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e busca incentivar o autoconhecimento, novas aprendizagens, atuação coletiva, além de incentivar o estudante no desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

Neste programa, estão previstos quatro cursos de 25h. No caso da Seed, o público será os alunos do 6° ao 9° ano, sendo que os estudantes do 6° ano trabalharão com o tema “Ecopapelaria”.

Já os alunos do 7° ano, e o tema será “Artesanato sustentável”, do 8° ano, “Empreendedorismo Social” e do 9° ano, “Novas ideias, grandes negócios”. Alunos de 12 da Capital devem participar deste programa.

 

Fonte: Ascom/Seed