Professores do Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais de Roraima (CAP-DV/RR) estão participando de um minicurso de cinema, ministrado pelo cineasta Júnior Rodrigues, mais conhecido como Z Leão. O curso, com duração de 40 horas, começou no dia 22 de agosto e finaliza nesta sexta-feira, dia 2 de setembro.
A ideia surgiu da busca dos educadores por novas formas para diversificar o ensino e aprendizagem, proporcionando novas experiências educativas no desenvolvimento de habilidades motoras, perceptivas e de expressões artísticas aos usuários atendidos na instituição.
Durante o curso, os professores trabalharam desenvolvendo os seguintes temas: roteiro; audiodescrição X autodescrição; produção; atuação; filmagem e gravação de curta metragem. Para receber o certificado, os participantes terão que produzir um curta-metragem de até dez minutos, em que será avaliado roteiro, atuação e direção. A gravação ocorrerá nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, das 8h às 11h, nas dependências do CAP-DV.
O curta será produzido e dirigido pelos próprios professores com a participação de alguns usuários do CAP-DV e comunidade. Segundo a gestora da instituição, Sulivanha Lira, os professores desenvolveram o Projeto Cinecap faz algum tempo, porém ainda não tinham tido a oportunidade de desenvolvê-lo. Agora com essa formação, o projeto sairá do papel. “É um projeto muito importante para os deficientes visuais atendidos no CAP-DV, porque eles podem vivenciar a arte de interpretar, de interagir, de expressar sentimentos e transmitir cultura. Eles podem provar para a sociedade e, muitas vezes, para si próprios, que podem exercer qualquer atividade sem deixar a desejar. Isso sem contar com a alegria e a empolgação de fazerem parte de um ‘filme que vai passar na televisão’”, comentou.
Para a professora Silvana Gouvêa, o trabalho possibilitou conhecimento sobre audiodescrição e autodescrição. A partir de agora o CAP poderá contribuir ainda mais para a sociedade. “O curso veio acrescentar muito aos nossos conhecimentos. Agora me sinto mais segura para desenvolver o projeto Cinecap, pois as orientações repassadas pelo professor Z Leão foram de grande valia para trabalharmos com nossos alunos”, disse.
Ligado à Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos), o CAP-DV atende pessoas com baixa visão e cegueira. Atualmente recebe 36 usuários, sendo 20 acima de 7 anos e 16 crianças de zero a 8 anos para estimulação visual. O CAP-DV fica localizado na Av. Santos Dumont, na antiga escola O Pescador, no bairro São Pedro.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação