Professores terão acesso a programa de formação sobre desenvolvimento socioemocional

A partir desta semana, professores da rede pública de todo o País terão acesso ao Programa Volta ao Novo, que tem o objetivo principal de promover o desenvolvimento socioemocional dos docentes frente ao novo contexto vivenciado na educação do Brasil, em função da pandemia do Coronavírus (COVID-19). 

O programa é uma iniciativa do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O lançamento oficial ocorreu via webconferência no dia 9 de julho, com a presença da presidente do Consed, Cecília Mota; da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, e de secretários e técnicos dos demais estados da Federação.

O Volta ao Novo é uma proposição da Frente de Formação do Consed, coordenada pela secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo. “O programa Volta ao Novo vem para ajudar o professor a entender o contexto social que estamos vivendo e a situação de cada aluno. Busca fortalecer as emoções dos docentes, trabalhando conteúdos que envolvem as competências socioemocionais”, destacou a secretária. 

O programa trabalhará temas importantes para o período vivenciado na Educação brasileira, repleto de muitas dúvidas, desafios e novidades. Os professores precisaram se reinventar para garantir a continuidade do processo educacional de seus alunos, o que está exigindo muita dedicação e esforço. 

Com esta prática pedagógica diferenciada, podem surgir situações de estresse, baixa autoestima, entre outras. O programa Volta ao Novo vai trabalhar sobre como gerenciar esses e outros sentimentos relacionados ao ambiente escolar, tanto para o professor como para o aluno.

COMO PARTICIPAR – Os conteúdos que envolvem as competências socioemocionais serão trabalhados em cinco módulos, por meio de webconferências, lives e guias de conteúdo. O primeiro módulo terá como tema “Resiliência Emocional: como esta competência socioemocional pode ajudar a volta às escolas?”, com  início no próximo dia 16 de julho

Para participar, o professor interessado deve se inscrever gratuitamente por meio do link https://bit.ly/2ZgFG3r. A cada quinze dias, especialistas vão realizar lives sobre competências socioemocionais fundamentais. Todos os links de acesso de cada módulo serão amplamente divulgados nas redes sociais oficias da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Seed Roraima (Facebook) e @seed.roraima (Instagram).
—