É na sala de aula que as crianças descobrem o mundo e suas diversidades. Nesse contexto, a IV Mostra de Educação Especial expôs a temática “Relato e Experiência”, que reuniu exemplos construtivos de inclusão social a alunos da rede municipal de ensino com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, com altas habilidades e superdotação.
O evento aconteceu no Centro Universitário Estácio da Amazônia com a presença de profissionais da educação da Prefeitura de Boa Vista, especialistas na área e acadêmicos do curso de pedagogia.
“Aproveitamos a oportunidade para mostrar aos acadêmicos como é feito o trabalho nas escolas municipais, o que cada unidade escolar promove. São ideias inovadoras que dão continuidade ao processo de inclusão, envolvendo os professores, alunos, pais e a comunidade em geral. Esperamos que a cada dia isso se fortaleça e que os acadêmicos, futuros professores, possam fazer também a diferença em sala de aula” explicou Meyre Jayne Gomes, coordenadora da Educação Municipal de Boa Vista.
Durante a Mostra, foram apresentados 64 banners contendo informações de trabalhos já desenvolvidos neste ano letivo nas escolas. É o caso da Escola Hilda Franco de Souza, que apresentou o trabalho cientifico ‘Práticas educacionais inclusivas: relato de experiências’. Entre as atividades feitas durante o ano estão: dinâmica da escrita em braile, jogos adaptados e passeata da inclusão. Todas os professores e coordenadores pedagógicos envolvidos receberam certificados.
“Esse momento é fundamental para nós do curso de pedagogia da Estácio, pois já temos uma parceria com a Prefeitura de Boa Vista com estágios de alunos do curso dentro dessas escolas, e agora estamos consolidando com a troca de experiências para formação de nossos acadêmicos”, contou Hérica Castro, coordenadora do Curso de Pedagogia da instituição.
Na ocasião, houve também exposição do projeto “Educação Bilíngue no município de Boa Vista-RR: Aspecto multicultural” idealizado pelos professores bilíngües e uma palestra com a professora doutora Maria Edith Romano Marcondes que abordou a necessidade de inclusão escolar na atualidade.
Escolas Municipais garantem Inclusão Social
Atualmente, Boa Vista apresenta bons resultados quando se trata de inserção social. Nas 59 escolas municipais com Recursos Multifuncionais, 476 alunos são beneficiados diretamente no serviço de atendimento educacional especializado. A Prefeitura de Boa Vista oferece uma rede de serviços e equipamentos, como recursos didático-pedagógicos e tecnológicos, serviço de cuidador aos alunos com limitação na locomoção, alimentação e higienização e professor bilíngüe para os alunos surdos, além do Centro Municipal Integrado de Educação Especial, que conta com multiprofissionais como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores e assistentes sociais prontos para este tipo de atendimento.
Fonte: secretaria municipal de Comunicação de Boa Vista