Nesta segunda-feira, dia 22, aconteceu a cerimônia de encerramento das atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), no Colégio Militar Estadual Luiz Rittler Brito de Lucena, onde 350 alunos receberam certificados de conclusão do curso. Na oportunidade, também foram agraciados com medalhas os alunos que redigiram as melhores redações.
O Colégio Militar, em parceria com o Proerd, iniciou esse semestre, uma série de atividades educacionais, trabalhando com os alunos uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Só na Capital, o programa foi desenvolvido em 16 escolas e atendeu uma média de 1700 alunos. “Além das escolas da capital, o Proerd também já está sendo desenvolvido no interior. As mudanças de atitudes dos estudantes fica visível quando eles expõem o aprendizado nas redações. São ensinamento que, com certeza, levarão para toda a vida”, comentou a comandante do Pelotão Proerd, aspirante-a-oficial, Ana Cláudia Mourão.
Para o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edvaldo Amaral, o Proerd só veio acrescentar e fortalecer o plano de ensino que vem sendo desenvolvida, dentro da doutrina do ensino básico militar implantada de há quatro meses na unidade.
“É notável o crescimento e melhoria do colégio e, principalmente, dos alunos, que agora estão contando com apoio de militares, que ensinam não apenas regras de disciplinas, mas também contribuem para formação social e incentivo de valores, como no caso deste Programa”, destacou.
Antônio Carlos de Sá, representante do Conselho de Pais do colégio, mencionou que o Proerd tem trazido resultados gratificantes para sua família. “Os ensinamentos do programa, trouxeram uma mudança no comportamento aos alunos, que além que aprender, passaram a multiplicar os conhecimentos adquiridos na escola”.
Em breve, mais escolas estarão concluindo as atividades do programa, entre elas as Escolas Estaduais Jaceguai Reis Cunha, Professor Antônio Ferreira de Souza, Professora Idarlene Severino da Silva, Dom José Nepote, Maria Raimunda Mota de Andrade (Vovó Mundica), Girassol e Buriti, e os Colégio Militares Luiz Derly Vieira Borges e Professora Elza Breves de Carvalho.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social