Na primeira semana de abril, terão início as aulas do Programa Preparatório para Ingresso nos Cursos Técnicos (ProIFtec), que tem como público-alvo alunos do 9.° ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de ensino interessados em estudar no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR).
O programa foi lançado no último dia 15, no auditório do CBV, para os pais dos alunos da Escola Estadual Dom José Nepote, localizada no Bairro Pricumã, a primeira a ser beneficiada pelo programa devido à proximidade com o campus, o que facilitará o acesso dos alunos, especificamente nesse projeto piloto.
Durante a reunião de lançamento, os pais puderam conhecer um pouco mais a estrutura do campus, os cursos ofertados, a forma de ingresso e o Departamento de Educação a Distância (Dead), já que o curso preparatório será realizado na modalidade a distância. Outro ponto destacado na reunião foram as perspectivas do ensino a distância como metodologia diferenciada e inovadora que permite maior autonomia do estudante, o qual terá a responsabilidade de organizar o seu tempo de estudo.
Entre os principais objetivos do programa estão preparar estudantes matriculados no ProIFtec, nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos integrados do IFRR; proporcionar aos estudantes matriculados no ProIFtec conhecimentos sobre Ética e Cidadania, assim como habilidades para trabalhar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); e fomentar a criação do observatório dos cursos técnicos do IFRR.
Para o professor Wemerson Antonio Soares, do Dead, a intenção é complementar a formação dos alunos da rede pública, facilitando o acesso deles ao CBV. “Por meio do curso preparatório, eles terão plenas condições de ingressar em nossos cursos por meio do processo seletivo. No entanto, deixamos claro que não terão a vaga garantida. Eles precisarão participar do seletivo concorrendo às vagas disponíveis no edital. Mas garanto que os alunos desse curso preparatório estarão mais preparados, pois serão ensinados de acordo com a perspectiva da educação a que terão acesso quando ingressarem no IFRR”, explicou o professor, solicitando aos pais daqueles que forem contemplados com a vaga no programa preparatório que assumam, com os filhos, o compromisso com os estudos, e que sejam parceiros da instituição no projeto.
Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a implantação do programa é um sonho antigo e o objetivo é ampliá-lo. “Temos esse projeto de preparar alunos para ingressar no IFRR há vários anos e utilizamos como modelo o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que também começou assim, atendendo poucos alunos, e hoje expandiu o projeto para todo o estado. É uma forma de beneficiar aquelas famílias que não têm condições de pagar um cursinho preparatório e que alimentam o mesmo sonho de ver os filhos fazerem um curso técnico em uma escola de qualidade. É, portanto, um projeto que nos enche de orgulho e ficamos imensamente felizes em vê-los aqui acreditando nessa proposta, pois vocês serão os pioneiros e, com base nas experiências adquiridas com os filhos de vocês, poderemos aprender um pouco mais e ampliar essa importante ação”, explicou a gestora.
Inicialmente serão ofertadas 70 vagas, divididas em duas turmas de 35 estudantes, nos turnos da manhã e da tarde. Todas as etapas do programa serão gratuitas e os alunos participarão dos seguintes módulos de aula: Iniciação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (30h); Língua Portuguesa (60h); Ética e Cidadania (30h); Matemática (60h), que, juntos, somam um total de 180 horas. Cada um desses componentes contará com 70% da carga horária a distância e com 30% de forma presencial.
Fonte: Ascom IFRR