Quase três mil integrantes de programas e projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista retornaram às atividades de rotina nesta segunda-feira, 1º de agosto. Depois de 15 dias de recesso, os beneficiários do Cabelos de Prata, Crescer, Dedo Verde, Rumo Certo, Conviver e ArtCanto iniciaram a programação do segundo semestre de 2016.
Os idosos que participam do coral do Cabelos de Prata foram recebidos com festa. No primeiro dia de atividades, eles fizeram ginástica e dançaram muito forró pé de serra. Os ensaios do coral retomam nesta quarta-feira, dia 3. A recepção foi do jeito que a dona Maria da Conceição da Silva, 71 anos, gosta. “Eu amo dançar e cantar, por isso que me sinto tão bem no Cabelos de Prata”, contou a aposentada que frequenta o projeto há mais de 10 anos.
No programa Dedo Verde, os alunos retornaram colocando a mão na massa, ou melhor, na terra. O primeiro dia de atividades do segundo semestre foi dedicado às aulas de botânica, com o plantio de mudas. Também foi realizada a oficina de violão. Há dois anos e meio no programa, a adolescente Maria Luiza Rezende, 17 anos, disse que retornar às atividades do projeto é sempre uma alegria. “É uma rotina que a gente sente falta, porque aprende muita coisa e leva esse aprendizado sobre o meio ambiente pra casa, compartilha com os nossos familiares e vizinhos. Eu já ajudei meu vizinho a plantar e cuidar de árvores, dessa forma acho que estou contribuindo com a natureza”, ressaltou Maria.
Cada projeto e programa reiniciou as atividades à sua maneira. Atualmente, eles atendem cerca de 10 mil pessoas. Os cuidados começam desde a gravidez, como é o caso do programa Família Que Acolhe, e se estendem até a terceira idade, com o projeto Cabelos de Prata. A proposta dos projetos e programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Boa Vista é trabalhar em rede, oferecendo oportunidades para crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social. “Nesse segundo semestre vamos continuar nosso planejamento com acompanhamento social e pedagógico. Levando uma variedade de atendimentos e atividades para o público dos nossos projetos e programas sociais, respeitando a especificidade de cada um deles”, pontuou a secretária municipal de Gestão Social, Simone Queiroz.