Projeto Biblioteca Viva resgata o hábito da leitura em Roraima

O Projeto Biblioteca Viva que tem como objetivo resgatar o gosto e o hábito pela leitura foi lançado Biblioteca Infantil que fica no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, pela secretaria estadual da Cultura, nesta quarta-feira, 17.

A primeira escola a ser atendida pelo projeto foi a Albino Tavares, localizada na zona rural de Boa Vista, no P.A. (Projeto de Assentamento) Nova Amazônia. Ao todo, 25 alunos do 6º ano participaram. Conforme a diretora da Biblioteca Pública, Tânia Magalhães, as atividades serão realizadas todas as quartas e quintas-feiras. “Nesses dias vamos executar ações lúdico-literárias com os estudantes”, disse.

Para a chefe do setor do Livro, Literatura e Leitura, Kátia Drummond, o projeto é contemplado dentro das ações culturais da Biblioteca Infantil. “Já temos agendamento até novembro com escolas da zona rural. Vamos atender também escolas da Capital, das redes municipal e privada, o espaço está aberto para todas”, explicou.

HORA DO CONTO – A Hora do Conto foi comandada pela historiadora Cecy Brasil. “É uma manhã de conhecimento, e, ao mesmo tempo de lazer. Os estudantes aprenderam o Hino do Estado de Roraima, quem são os seus autores, o significado de algumas palavras que não são tão comuns. Eles puderam conhecer também as lendas da região”, explicou.

Para a aluna Zeline Tomás, 13 anos, valeu muito a pena ter participado do projeto. “Aprendi sobre lendas que eu nem sabia que existiam, conheci o Hino do Estado e quem são os seus autores, a letra do poeta Dorval de Magalhães, e a música do maestro Dirson Costa. Aprendi bastante e vou repassar para os meus amigos e familiares”, ressaltou.

De acordo com a professora Damiana Faustino, responsável pela sala de leitura da Escola Albino Tavares, os jovens de hoje em dia estão muito ligados nas ferramentas tecnológicas, e acabam deixando a leitura de lado. “Mas o Projeto desperta nos estudantes a vontade de ler. Antes, eu não tinha o domínio de como agir com os alunos e tive uma visão mais ampla de como deve ser esse procedimento para introduzir um assunto, de maneira que os alunos se interessem pela leitura”, lembrou.

 

 

Fonte: secretaria estadual de Comunicação