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Projeto Caminhada Literária destaca produções de textos dos alunos

Na edição 2018 do projeto “Caminhada Literária” da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS), terão destaque as produções textuais dos alunos do 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental. O evento ocorrerá nesta quarta-feira, dia 17, a partir das 10 horas, no refeitório da escola.

O projeto “Caminhada Literária” é desenvolvido no âmbito do Programa Biblioteca Ativa, coordenado pela professora Virginia Albuquerque. Esse programa funciona como um eixo pedagógico integrador, por meio do qual são implementados diversos outros projetos na escola. Neste ano, o “Caminhada Literária”, dará destaque às produções textuais dos estudantes acerca de pelo menos três temas: a influência da tecnologia na vida em sociedade, o protagonismo juvenil – escola como ponte para o futuro, além do bulliyng, temas estes bastantes atuais no contexto escolar.

Programação – Com uma programação diversificada o evento contará com a apresentação do Coral em Libras, lançamento da logo do Programa Biblioteca Ativa; exposição do “Varal literário”, pela coordenação da Sala de Leitura; exposição do “Livro ilustrado” e leitura do “Texto maluco”, pela coordenação do Programa Novo Mais Educação; Jogral do poema “Bulliyng não!”; além do lançamento da segunda edição do Jornal Mural “EducAção”, um outro projeto desenvolvido no âmbito do Programa Biblioteca Ativa.

Jornal Mural – O “EducAção” é um jornal mural produzido a partir das redações dos próprios alunos. A proposta é que os alunos possam desenvolver o gosto pela produção textual a partir de leituras e pesquisas sobre temas de interesse. “A segunda edição do EducAção teve cinco textos publicados, selecionados de acordo com critérios relacionados à estrutura de um texto dissertativo como coesão, clareza, objetividade, contextualização, argumentação, bem como se está de acordo com as convenções da norma escrita, ou seja se o aluno obedeceu às normas de acentuação, ortografia, pontuação, concordância e outras. Como forma de incentivo será concedida uma premiação simbólica aos autores que tiveram seus textos publicados”, explicou a professora Virginia Albuquerque.

Para a gestora pedagógica da EEPCS, a professora Jeane Soares Batista Lima, os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Biblioteca Ativa são de suma importância para o ensino e aprendizagem dos alunos. “Tanto o Caminhada Literária como o Jornal Mural EducAção são projetos relevantes que incentivam o gosto pela leitura e o hábito da escrita, pois os incentivam a se expressarem com base em temas que lhe chamem a atenção. Assim os alunos se sentem valorizados e cada vez mais motivados a participarem desses projetos. Consequentemente essa prática colabora para a melhoria da aprendizagem, da leitura e da escrita”, ressaltou Jeane.

 Fonte: Comunicação EEPCS