Projeto Conte e Encante leva literatura para crianças imigrantes em Boa Vista

Despertar nas crianças o gosto pela literatura é o principal objetivo do projeto Conte e Encante, uma iniciativa de estudantes do curso de Administração do Centro Universitário Estácio da Amazônia, que tem programação agendada para este sábado, 7, a partir das 17h, no abrigo para imigrantes venezuelanos localizado na Igreja Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente.

Além de incentivar o gosto pela literatura, com estímulo e orientação dos pais ou responsáveis sobre as atividades de leitura, o projeto também intenciona levar momentos de descontração por meio da contação de histórias infantis, para crianças em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a coordenadora do curso de Administração da Estácio, Janaína Ribeiro, a ideia de levar o evento até o abrigo surgiu como parte da organização dos projetos de extensão dos cursos do Centro Universitário para melhorar a qualidade de vida dos imigrantes venezuelanos. “O elevado número de imigrantes venezuelanos que todos os dias chegam ao nosso estado chamou a atenção das coordenadoras e dos acadêmicos do Centro Universitário Estácio da Amazônia. Pensando nisso, houve articulação dos coordenadores dos cursos do Estácio para desenvolver ações voltadas para esse público”, explicou.

A programação é realizada desde 2016, e já atendeu a creches, abrigos infantis, casas mães e pela primeira vez possui como público as crianças imigrantes. Nesse semestre, a ação contará com o apoio da coordenadora do curso de Serviço Social, Sandra Ferro, que vai prestar orientações por meio de folders informativos com os principais serviços prestados pela Saúde e Bem Estar Social em Boa Vista. Participará também a coordenadora do curso de Nutrição, Flávia Amaro, com orientações nutricionais e entrega de lanches.

No momento da ação serão distribuídos em média 400 lanches acompanhados de sucos aos imigrantes adultos e crianças. A ação terá o apoio da Associação dos Policiais e Bombeiros do ex-território Federal de Roraima, que fará a segurança dos participantes do evento, além da doação de água mineral para atender os participantes.