Nesta quarta-feira (01/02), às 10h, a Escola Cuca será a primeira a receber o Projeto Farmacêutico na Escola, realização do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em conjunto com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/RR). Cerca de 300 alunos, na faixa etária de 15 a 18 anos, receberão informações sobre o combate às Drogas de Abuso. A escola fica localizada na Avenida Bento Brasil, no Centro.
Uma das principais funções do Conselho Regional de Farmácia (CRF/RR) é fiscalizar, mas a diretoria entende que a responsabilidade social precisa ser contemplada. Por isso, nas palestras levadas aos participantes está a saúde e a escolha das temáticas pela própria comunidade escolar.
Segundo o conselheiro federal, Erlandson Uchôa, o farmacêutico é o profissional com complexa formação e tem competência para falar sobre temas de saúde. Os palestras, profissionais e acadêmicos de farmácia, foram capacitados pelo o Conselho no ano passado sobre o tema Drogas de Abuso – tema em voga, pois trata-se de problema de saúde pública. “O último relatório da ONU de 2016 apresentou 247 milhões de usuários em 2014. Em Roraima não é diferente. Temos um número grande também. Entre as principais usadas no Estado cito a cocaína em todas as formas, maconha, craque e Merla. Há no mercado agora drogas novas sintéticas como a Metilona com efeitos piores que a LSD”, alertou o farmacêutico.
Fonte: Ascom CRF/RR