Projeto do Senac oferece tratamento estético em catadoras de materiais recicláveis

Na turma 107 do curso de Cabeleireiro do Senac São Francisco, as aulas estão sendo um pouco diferentes: o instrutor Naldo Oliveira e seus alunos irão transformar a aparência de duas mulheres catadoras de materiais recicláveis, membros da associação de catadores Terra Viva. A iniciativa faz parte do Projeto Integrador (PI), trabalho de conclusão de curso do Senac, que busca conscientizar os profissionais.

Até o dia 28 (amanhã), a turma está recebendo doações de roupas, sapatos, produtos para cabelos e alimentos não perecíveis, que podem ser entregues das 14h ás 18h no salão do Senac ou diretamente para o instrutor. É no dia 28 também, a partir das 14h, que os cabelos das participantes serão cortados, tonalizados, alisados e/ou reduzidos de volume. O dia seguinte será de atendimentos de manicure/pedicure, design de sobrancelhas e maquiagem. Um ensaio fotográfico também será feito. Por fim, no dia 9 de março, as duas serão apresentadas no auditório da unidade, juntamente com imagens e vídeos de toda a transformação.

Preparação

A associação Terra Viva fica na rua Porto Velho, 309, no bairro Nova Cidade. Surgiu em 2015, quando a Prefeitura retirou os catadores do seu aterro sanitário, obedecendo a lei 12.305/10. São 40 pessoas associadas, vivendo no entorno do imóvel. A presidente é a senhora Evandra Pereira do Vale, de 60 anos, e a secretária é a Ludmila Castro, de 25 anos. Vivendo abaixo da linha da pobreza, esses trabalhadores têm rendimentos mensais que variam de R$150 a R$500, sem receberem nenhum adicional por insalubridade. Como auxílio, eles possuem apenas o próprio terreno da associação, que foi cedido pelo poder municipal, e um caminhão pequeno, com capacidade para até três catadores por horário e dia agendados.

O instrutor Naldo Oliveira fez uma visita técnica à associação para conhecer as trabalhadoras e escolher duas com interesse de participar do projeto – “nem todas quiseram mudar radicalmente”, pontuou. Depois, iniciou a campanha de doações. As outras etapas do PI foram uma ação social no dia 16 de fevereiro com cortes de cabelo dentro da associação, para todos os catadores; e uma palestra idealizada e apresentada pela instrutora Márcia Roberta, também do curso, com o tema: “Hábitos saudáveis durante a higienização capilar”, que foi o ponto de partida para que a turma de Cabeleireiro se dividisse nas duas equipes que farão a transformação das mulheres.

“Nós fomos contatados pela equipe pedagógica para pensarmos em um PI que não só beneficiasse a classe dos profissionais de beleza, mas também um grupo social. Então quisemos trabalhar com as catadoras porque elas são carentes, muitas vezes não tendo acesso a serviços de estética. Então com o nosso Projeto Integrador, além de contemplar as habilidades do curso de cabeleireiro, pretendemos marcar a vida deles oferecendo serviços que venham contribuir para a melhoria da autoestima deles”, finaliza Oliveira.

O quê: Projeto Integrador Cabeleireiro – Mudança de visual de mulheres da associação de catadores Terra Viva

Quando: A partir de 14h 28 de fevereiro – transformação capilar 1º de março – serviços estéticos: manicure, pedicure, design de sobrancelhas 9 de março – apresentação do resultado final

Onde: Laboratório de Beleza do Senac São Francisco

Sugestão de entrevistado: Naldo Oliveira, instrutor de Cabeleireiro – 991360817

Nayra Wladimila

Comunicação Senac RR