Projeto Educação para o Trânsito nas Escolas é executado nas unidades municipais

A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) iniciou esta semana as programações do projeto Educação para o Trânsito nas Escolas, que tem como objetivo trabalhar a conscientização e formar condutores conscientes. A primeira escola a receber o projeto foi a Aquilino da Mota Duarte, no centro de Boa Vista, porém, a meta é atender todas da rede municipal até o fim do semestre.

O projeto consiste em palestras, blitz educativa, promoção de joguinhos e atividades lúdicas. Nesta primeira etapa, os alunos da escola Aquilino da Mota Duarte assistiram vídeos educativos e ouviram as orientações dos agentes de trânsito, que abordaram temas como faixa de pedestres, sinalização vertical e horizontal, ciclovias e uso de capacete (motocicletas) e cadeirinha (carros). “Este nosso projeto tem como meta trabalhar a consciência de nossas crianças, para que se tornem bons condutores no futuro e que no presente possam colaborar com seus pais e responsáveis, na observância das leis de trânsito. Todo o cronograma foi pensado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visando atender a todas as escolas da rede municipal”, explicou Edinalva Freitas, coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito.

O estudante Samuel Espinosa Brasil, de 10 anos, afirmou que se surpreendeu com as palestras. Ele garante que já sabia de muita coisa sobre o trânsito, mas aprendeu bem mais com os agentes de trânsito. “Eu sempre fico de olho no cuidado com o trânsito. Minha mãe respeita muito a sinalização. Mas eu também prendi muitas outras coisas com o Smtram, principalmente sobre faixas e ciclovias”.

O Educação para o Trânsito nas Escolas vai desenvolver uma série de atividades voltada à conscientização por um trânsito mais seguro. Na próxima segunda-feira, 8, Dia Mundial do Pedestre, será promovida uma conscientização pelo uso consciente da faixa de pedestres em diversos pontos da capital.

Também na próxima semana, os agentes da Smtran vão intensificar as ações educativas em frente às escolas municipais, onde vão orientar pais e responsáveis a agirem conforme a lei e evitando infrações de trânsito como dirigir sem cinto de segurança, crianças menores de 10 anos no banco da frente ou sem capacete nas motocicletas.