Trabalhar com o reaproveitamento dos resíduos gerados da utilização da polpa de açaí é objetivo do Projeto Caroçaí, um dos 25 selecionados para participar da etapa nacional da Mostra Inova Senai 2018. Desenvolvido por estudantes do Senai, o projeto consiste na utilização de caroços de açaí para a produção de uma farinha que pode ser utilizada em diversos alimentos.
A Mostra tem como objetivo desenvolver a capacidade empreendedora e criativa, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação em todas as suas etapas, desde a concepção, planejamento, execução e apresentação aos possíveis clientes. Neste ano, Roraima participa na categoria Produto Inovador.
Desenvolvido pelas alunas, Ana Oliveira e Conceição Silva, sob a orientação da instrutora de alimentos, Eliana Lima, o projeto surgiu após a necessidade apresentada por uma empresa do estado do Amapá que não sabia como reutilizar os resíduos da polpa do açaí. “A partir do caroço de açaí criamos uma farinha para a produção de pães, tortas, bolos e biscoitos. Além de muito saborosa a farinha ainda pode auxiliar no combate de doenças, podendo ajudar na redução de colesterol no sangue e servir como anti-inflamatório, além de evitar o diabetes e hipertensão”, explicou Eliana.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é um dos apoiadores da equipe no e têm realizado pesquisas para melhoramento do produto. O Centro Universitário Estácio da Amazônia têm disponibilizado o apoio para o rótulo nutricional e a empresa Trigolar fornece a matéria prima para os testes com o uso da farinha.
De acordo com Eliana, o produto que teria como destino o lixo ou seria usado como bijuteria pode ter uma infinidade de utilidades na produção de alimentos. “Muitas empresas que trabalham com o açaí não sabem o que fazer com os resíduos. Inovamos ao utilizar o caroço na produção alimentícia e estamos felizes em poder representar o Estado na Mostra Inova Senai”, concluiu a instrutora.
A etapa nacional da Mostra Inova Senai acontecerá em Brasília, entre os dias 03 e 08 de julho, quando alunos dos projetos selecionados participarão de atividades e capacitações para auxiliar no desenvolvimento de ideias inovadoras e das propostas de negócios apresentadas. Os projetos classificados receberão auxílio financeiro de até cinco mil reais para melhoramento do seu protótipo.
Por Bryan Araújo
Equipe EducaRR