Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Projeto social da PM tem seus primeiros campeões

Vinte e quatro adolescentes atendidos pelo Projeto Guerreiros da Paz, executado pelo Destacamento da Polícia Militar em Caracaraí, participaram neste fim de semana de duas importantes competições de artes marciais. No sábado, dia 20, oito deles disputaram o American Cup Brazilian de Jiu-Jitsu, no Ginásio Hélio Campos, quatro conquistaram medalhas. Neste domingo, 21, 16 guerreirinhos da paz participaram do 1º Boa Vista Open de Karatê Taça Oberlan Jones, na quadra da Escola Estadual Gonçalves Dias, e conseguiram ganhar 20 medalhas.

Iniciado em 4 de julho de 2016, o Projeto Guerreiros da Paz atende atualmente 54 crianças e adolescentes, com idades entre 11 e 14 anos, ajudando a formar campeões no tatame e na vida. Entre os vencedores da competição de Jiu-Jitsu, destacam-se as atletas Bianca Alves Leal, 12 anos, categoria 59 quilos, e Hyslla Emanuelly Delfino, 13 anos, categoria 60 quilos. Ambas conquistaram medalhas de ouro. O atleta João Cláudio do Nascimento, 12 anos, categoria 46 quilos, ganhou medalha de prata, e Kauã Pitter Santos da Silva, também com 12 anos, categoria 33 quilos, recebeu medalha de bronze. Na disputa do Open de Karatê, modalidades Kata e Kumite, foram conquistadas 20 medalhas, sete de ouro, 11 de prata e duas de bronze.

Trinta e dois meninos e 22 duas meninas são atendidos pelo Projeto, implantado naquele município pela 2ª CIPMFron (Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira), com o apoio do Tribunal de Justiça, por meio da Comarca de Caracaraí. O Poder Judiciário participou com doação de verba de transações penais para aquisição de uniformes e de outros materiais utilizados pelos atletas e necessários para efetivação das atividades.

Com oferecimento de aulas de Jiu-Jitsu e de Karatê, além de outras práticas desportivas, palestras educacionais e Educação Básica Militar, o Guerreiros da Paz atende a crianças e adolescentes em situação de risco e de vulnerabilidade social, atestada pelos órgãos de atendimento a esse segmento. A situação socioeconômica familiar, com comprovação de renda per capita de até um salário mínimo, e estar regularmente matriculado no sistema público também são requisitos para inserção. Dez por cento das vagas são reservadas para criança e adolescente de qualquer classe social. O objetivo do Projeto é contribuir na formação do caráter e da personalidade dos atendidos, focalizando cidadania, respeito, disciplina, valorização dos estudos, a fim de afastá-los do envolvimento com as drogas e com atividades ilícitas.

Conforme enfatiza o coordenador-geral do Projeto, major Sandro Costa, a finalidade das ações é “contribuir com a formação de cidadãos conscientes da participação na sociedade e bem disciplinados”. Além dele, a equipe conta com três coordenadores e três instrutores, um de Karatê e dois de Jiu-Jitsu. As aulas ocorrem nas instalações da Companhia. Inicialmente, as atividades eram realizadas dois dias na semana, nos turnos matutino e vespertino. Neste ano, de acordo com o coordenador pedagógico, sargento Edmilson Chaves, haverá ampliação, a partir da próxima semana, para quatro dias. As aulas começarão na terça-feira e terminarão na sexta-feira.

Segundo o coordenador pedagógico, além de assistir os atletas, o Guerreiros da Paz oferece atendimento também à família deles. “O auxílio é extensivo para a família. Existe assistência de psicólogo e palestras com os pais”, enfatizou. A família é ainda a primeira a dar resposta positiva sobre a importância do Projeto. “Mamãe me admira”, com esta frase a estudante Larissa Fábia, de 14 anos, praticante de Karatê nas aulas oferecidas no Guerreiros da Paz, resume a relevância de sua inserção nas atividades. “Desde o ano passado, muitas coisas mudaram em minha vida. Eu era um pouco

rebelde. Evoluí muito. Conter o espírito de agressão é algo que estou aprendendo este ano”, concluiu.

A semente plantada em Caracaraí germinou e se tornou inspiração para outros Destacamentos da PM no interior. Em fevereiro deste ano, o Guerreiros da Paz foi implantado em Alto Alegre. Também há interesse da Polícia Militar em iniciar as ações no município do Cantá.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação