Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Protótipos começam a ser programados pelas crianças do Curso de Robótica

Os alunos do Curso de Robótica, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) começaram a programar os protótipos dos robôs criados por eles. As crianças estão se preparando para o Torneio de Robótica que ocorre no mês de dezembro. Os instrutores do curso utilizaram o Sistema Lego Mindstorms para ensinar os alunos o passo a passo da programação. Com esse sistema, as crianças aprenderam a realizar as movimentações dos blocos, alterações de valores, entre outras atividades.

Junto com a essa nova fase da programação, também foi iniciada a etapa do projeto de pesquisa que faz parte de uma das avaliações do torneio. Além disso, já foi identificada a função de cada aluno dentro do grupo, sendo nomeado de programador, designer, almoxarifado e montador.

Como o tema do torneio é sobre o lixo, o assunto desenvolvido dentro do Projeto de Pesquisa será voltado para Resíduos Sólidos. Com isso, os alunos vão pensar num problema e criar uma solução utilizando o robô como ferramenta. Alguns temas já foram criados pelas equipes como, por exemplo, resíduos úmidos e os resíduos rejeitos

Esses projetos serão apresentados antes do torneio e cada equipe terá 30 segundos para a explanação da ideia geral do projeto. Os alunos já começaram a escolher os nomes das equipes do torneio, os primeiros criados foram “Apaixonados por Robótica” e “Lego da Robótica”.

Para a instrutora Keila Silva da Costa, a parte de programação é essencial, pois com ela o robô ganha vida, os alunos já conseguem colocar o robô para andar, fazer curvas. “É muito bom ver a empolgação das crianças quando começam a fazer com que os robôs obedeçam seus comandos. Na próxima semana vamos trabalhar com sensores”, disse a instrutora.

Ainda segundo a instrutora, é possível observar que a prefeitura está incentivando o desenvolvimento de potenciais programadores, pesquisadores e engenheiros. “Todos estão empenhados com a prática das atividades”, concluiu Keila Costa.

Para o aluno João Lucas Ponce Bento, a aula é muito boa, mas o grau de dificuldade é muito grande. “Temos que usar muita criatividade, estou tentando fazer com que o robô faça um quadrado, mas é muito difícil, quando a gente consegue, é muita alegria”, frisou o aluno.

O Projeto de Robótica é uma atividade extracurricular, com duração de cinco meses, voltado para as crianças da rede municipal de ensino que cursam o 4º ano e que têm idade entre 9 e 11 anos. A previsão é que a competição do torneio ocorra no dia 14 de Dezembro.

Fonte: secretaria municipal de Comunicação de Boa Vista