Psicólogos promovem qualidade de vida às pessoas atendidas pelos programas do Poder Legislativo

Após enfrentar problemas familiares, Karla Fernandes, de 15 anos, procurou por atendimento psicológico, disponibilizado pelo Programa Abrindo Caminhos. A garota é inscrita nas aulas de teatro do programa e mesmo tão jovem, entende a importância da ajuda de um profissional para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

“Quando eu procurei pelo atendimento aqui no programa, estava passando por algumas situações dentro da família, que depois de algumas conversas e alguns conselhos da psicóloga foram se resolvendo”, comentou.

No Brasil, o dia 27 de agosto é dedicado a todos os profissionais da área da psicologia. O especialista que se empenha a cuidar do comportamento humano, a partir de fundamentos biológicos e sociológicos.

Formada há 10 anos e atuando no serviço público há oito, a psicóloga Camila Sales, atende pais e alunos do Programa Abrindo Caminhos, realizando um trabalho de acolhimento e orientação psicológica. “Aqui no Abrindo Caminhos, a gente realiza conversas individuais com as crianças e seus pais, além das rodas de conversa para que eles reconheçam as dificuldades e lidem juntos com os problemas”, destaca.

Outros programas do Poder Legislativo disponibilizam atendimentos psicológicos à população como o Centro Humanitário e Apoio à Mulher (CHAME), para mulheres vítimas de violência doméstica e o Núcleo Reflexivo Reconstruir, voltado para homens com histórico de agressão, ambos os programas ligados à Procuradoria Especial da Mulher.

Adriana dos Prazeres é psicóloga e faz parte da equipe multidisciplinar de profissionais do CHAME. Ela ressalta a importância de prestar atendimentos à comunidade que está precisando de apoio emocional. “Oferecemos um serviço de atendimento psicológico, onde a demanda é espontânea não necessariamente apenas para quem está sofrendo violência doméstica, mas para todas as pessoas que estão vivenciando algum problema em sua vida particular”.

A profissional acrescenta que o órgão realiza um trabalho em parceria com outras instituições como a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Faculdades Cathedral. Todos os atendimentos realizados pelo Programa Abrindo Caminhos e CHAME, são gratuitos.

 

Fonte: SupCom ALE-RR