Quando é o momento de rever as estratégias de marketing na sua empresa

O marketing é a área estratégica para qualquer empresa que deseja ter um bom posicionamento no mercado, já que é através dele que a mesma se torna conhecida e pode trabalhar a sua imagem e reputação perante seu público-alvo. É o marketing também responsável por manter os clientes satisfeitos com os produtos e serviços da empresa, o que exige um elevado grau de conhecimento a respeito do mercado, das pessoas, dos produtos e dos serviços. Para garantir o sucesso de uma empresa quando o assunto é marketing, é impossível escapar do planejamento, que é a linha racional e metodológica a ser utilizada em busca dos objetivos organizacionais. Um planejamento eficaz é construído identificando-se as estratégias que serão adotadas e por diversas ações e atividades que garantirão, no decorrer do ano, a consolidação do que foi planejado. Uma empresa precisa se posicionar no mercado, se fazer conhecida, tornar-se referência e estabelecer uma relação saudável com seus consumidores. É o marketing que proporciona isso, através de um planejamento bem direcionado e compatível com a missão, visão e os valores da organização. E quando é o melhor momento de rever as estratégias de marketing e como perceber esse momento? Uma vez que vivemos num mundo dinâmico, e que traz desafios constantes, é preciso observar alguns elementos importantes no decorrer do tempo: se houve mudança nos gostos e preferências do consumidor; quais são os novos produtos ou serviços lançados pelos concorrentes; se o Governo implementou alguma nova lei ou medida que possa impactar no negócio; se há agravamento da crise econômica; etc. O ideal é formular as estratégias entre outubro e novembro de cada ano, traçando um planejamento de marketing que contemplará os 12 meses do ano seguinte. Após isso, é primordial que seja realizada a análise trimestral do plano de marketing, pois é neste momento que se avalia se o que foi planejado está sendo cumprido ou se alguma das situações citadas trouxe algum desequilíbrio nos resultados esperados, o que poderá forçar o ajuste nas estratégias e ações a serem implementadas daí por diante. O planejamento de marketing será um dos responsáveis para que a empresa atinja suas metas e objetivos, tendo como norteadores a missão e a visão da companhia, e precisa estar devidamente alinhado com o planejamento estratégico da empresa. O marketing tem as ferramentas necessárias para ajudar a empresa na busca dos resultados desejados – que são os direcionadores dos esforços do marketing. Ressalto que a rota pode mudar, pois no decorrer do tempo surgem ameaças a serem superadas e novas oportunidades que a empresa pode querer conquistar, e quando isso acontece, o plano de marketing será ajustado, sempre em benefício da Companhia. Em época de crise econômica, muitas vezes o marketing é penalizado com a redução de suas verbas, o que pode ser muito ruim para a Companhia, uma vez que ter sua marca forte é o que garante ser lembrada no mercado. Com essa redução ocorrendo no decorrer do período, é preciso ter muita criatividade, muito esforço e muito empenho,

para buscar alternativas em parcerias e em usar recursos compartilhados com outras áreas da empresa (Comercial, RH, Operações, etc.). Neste cenário, a Comunicação Interna e o Endomarketing podem ganhar mais destaque. A Comunicação Interna é fundamental para engajar os colaboradores e motivá-los na direção certa do cumprimento das metas e objetivos da empresa. Num momento de redução de verbas, utilizar estratégias de assessoria de imprensa mantendo a imagem e nome da empresa na mídia de forma espontânea, também pode ser uma excelente estratégia. Usar as ferramentas de Endomarketing também podem trazer resultados impressionantes, fazer com que os colaboradores sejam “apaixonados” pela marca e produtos da companhia. E é necessário que exista uma sinergia entre as áreas de RH e Marketing, pois uma traz a competência de lidar com as pessoas na corporação e a outra traz os recursos para levar as mensagens de forma convincente para estas pessoas. Empresas nas quais a comunicação flui com rapidez e transparência é possível perceber em cada colaborador a vontade de “vestir a camisa”, de fazer cada vez mais, de se empenhar e de se comprometer. E isso irá refletir na empresa como um todo. Concluindo, no modelo formal, o momento de rever as estratégias de marketing é a cada trimestre do ano, mas, como citei neste texto, vivemos num mundo onde tudo acontece de maneira muito rápida e se algo novo surgir que possa gerar oportunidade ou ameaça ao seu negócio, esse será o momento para rever suas estratégias de marketing e, quem sabe, todas as demais estratégias da empresa. Rogério Rodrigues Santos — Graduado em publicidade, com especializações em marketing, logística e distribuição, marketing digital e planejamento estratégico, possui MBA em Marketing pela FGV-SP. Atualmente é Gerente de Marketing e Inteligência de Mercado do GRUPO GR, palestrante e docente em diversas instituições de Ensino Superior, como ESTÁCIO, ESPA, FACIG e UNIESP. Santos tem 30 anos de experiência como profissional de marketing, com passagem em empresas como Editora Saraiva, Empresas Remaza, Unibanco e Folha de S. Paulo.

Fonte: ADMINISTRADORES.COM.BR