Relações Étnicos Raciais é tema de palestra para acadêmicos na Estácio

Criar novos espaços para suscitar a discussão sobre as relações étnicos raciais no espaço acadêmico. Esse foi um dos objetivos da palestra “as cotas raciais na administração pública brasileira”, promovida na noite dessa quarta-feira, 23, no Centro Universitário Estácio da Amazônia.

O evento foi destinado a professores e alunos da instituição de ensino, e teve a participação da delegada da Polícia Civil de Roraima, Cândida Magalhães, convidada para palestrar. Segundo a coordenadora adjunta e de extensão do curso de Direito da Estácio, Rozinara Alves, a palestra serviu para apresentar os dispositivos legais que orientam os professores e acadêmicos quanto as relações étnicos raciais, trazendo a conscientização da problemática das Cotas Raciais na Administração Pública Brasileira, visando um debate aberto com vista a superar situações de discriminação racial. “As Relações Étnico-Raciais no que diz respeito as exigências sociais, históricas e legais da Educação apresentaram novos desafios curriculares às Universidades, além de ser tema interdisciplinar nas provas do ENADE. Diante desse cenário, os professores e acadêmicos são considerados agentes de fundamental importância na educação de qualidade visando a superação das assimetrias raciais”, explicou a coordenadora.

Integrante do Ciclo de Palestras voltado a professores e acadêmicos, a atividade discutiu a formação de professores e acadêmicos na perspectiva das Relações Étnico-Raciais. De acordo com Rozinara, o momento proporcionou a oportunidade de compreender e identificar as discussões teóricas sobre a inserção do debate que estão nas Leis Brasileiras no que diz respeito relações étnicos raciais e que são o resultado das lutas dos movimentos sociais em prol de uma sociedade mais democrática e justa.