Quem é de Roraima, ou mesmo quem está aqui só a passeio, já sabe que um dos principais cartões-postais da capital é o Rio Branco. E foi pensando na delícia que é curtir o rio nos dias quentes, típicos de Boa Vista, que o empresário Ubirajara Sá Neto resolveu construir um bar e restaurante flutuante dentro do rio Branco.
Ela afirma que o local, FlutuaíBV, pode ser visto como uma extensão do seu primeiro empreendimento, que é o Hostel Caçari. “Na verdade, a gente via a necessidade de um lugar para os nossos hóspedes terem o que fazer em Boa Vista mesmo, perto daqui. As pessoas querem coisas diferentes, mas dentro da cidade. E o que a gente tem de melhor? O nosso Rio Branco”, destaca.
O sonho do Bira, como é conhecido pelos amigos e clientes, começou a se concretizar há pouco mais de um ano, quando iniciou a construção do flutuante. Durante o ano de 2019 foi feita toda a estrutura e alguns ‘testes’ de funcionamento.
Ele lembrou que uma das primeiras experiências no FlutuaíBV aconteceu com a realização do BV Kite Fest, um evento para os amantes do kitesurf. E, de acordo com o empresário, a ideia é continuar apoiando os esportes da água em Boa Vista. “Vamos ser um ponto de apoio dentro do rio para quem curte caiaque, jetski, stand up, lancha, kitesurfe, vendendo gelo, bebida, restaurante”, explica.
Mas o sonho principal só se concretizou agora em 2020 quando finalmente o restaurante passou a funcionar aos finais de semana, no horário das 11h às 20h. O cardápio regional do FlutuaíBV é assinado pelo chef Ney Agostinho, um gaúcho que há quase 30 anos vive na Amazônia, pesquisando e preparando os pratos amazônicos.
“A ideia sempre foi vender os nossos pratos regionais. Temos o tambaqui, o filhote, carne de sol, caldeirada. Então através de um parceiro nosso conversamos o chef Ney, que acreditou e está aqui conosco agora. Ele gosta de estar na beira do rio. E nada melhor do que ter alguém assim para ter a nossa a linha do regional que queríamos para o nosso cardápio”, ressalta.
Nos primeiros finais de semana de funcionamento, Bira conta que alguns imprevistos aconteceram, mas que agora tudo está preparado para atender bem a sua clientela. “A energia não aguentou a carga, mas agora temos um motor. Tivemos que fechar a parte da cozinha porque o vento não permitia avançar nos preparos. Enfim, tudo foi corrigido e a ideia agora é trabalhar para abrir também nas quintas e sextas-feiras”, informou.
Para desfrutar do vento e da água do rio Branco, a bordo do flutuante, os clientes precisam descer para a margem do rio pelo porto do Pier, antigo CAT. “Se você colocar no Uber ou no Google Maps encontra a entrada para o FlutuaíBV”, contou Bira. Para mais informações, pelo telefone (95) 8105-2624. Pode também acessar o instagram do flutuante (@flutuaibv) ou do chef de cozinha (@neyagostinho).
Por Alexsandra Sampaio
Equipe EducaRR