Todo pesquisador que escreve um trabalho científico, como um artigo, monografia, dissertação ou tese deseja que suas produções científicas sejam visíveis e citadas. Com o objetivo de melhorar o impacto dos trabalhos acadêmicos, a Revista Observatório tem publicado em suas redes sociais uma série de dicas importantes para construir a pesquisa e o artigo, confira:
1 – Problema de Pesquisa deve ser claro: O problema de pesquisa deve estar bastante claro e responder a perguntas objetivas mesclando inovação e lançando, se possível, um novo olhar sobre a temática.
2 – Aprenda com os erros: Aprenda com as recusas! É comum no meio científico os pesquisadores terem trabalhos recusados. Não é o fim do mundo, mas eles ensinam muito: retire um aprendizado disso ao refazer ou reescrever seu artigo.
3 – Crie e potencie redes de pesquisa: Interaja com outros pesquisadores em redes ou grupos de pesquisa. Isso permitirá que você conheça novos olhares, construa pesquisas colaborativas e escute outras críticas que melhorarão sua prática.
4 – Espelhe-se em estudos de referência: procure aprender com os melhores! Veja como os artigos de referência em suas áreas foram construídos, como a metodologia foi indicada, as referências foram usadas e as análises montadas. Aprenda com a experiência dos melhores.
5 – Pesquisas reprodutíveis sempre! Esforce-se para que seu artigo tenha todas as informações que permitam a reprodução dos resultados, sob outras circunstâncias e em outros momentos. A reprodução adaptada permite que seu artigo seja citado e referenciado.
6 – Procure financiamento: Mesmo em tempos de “vacas magras” procure obter o apoio de agências de fomento. Isso indica o reconhecimento das qualificações do pesquisador, mesmo que os recursos sejam pequenos.
7 – Diversifique a divulgação: Sua pesquisa não deve ser apenas publicada, ela deve ser partilhada com outros. Para isso, utilize os diversos canais disponíveis: redes sociais, TV, rádio, podcasts, Youtube e repositórios científicos diversos.
8 – Seja paciente! Seu trabalho não será citado da noite para o dia. Tenha paciência a ciência é construída “a muitas mãos” e em “tempos e espaços” diversos.