É preciso ser criativo e buscar alternativas para garantir o sustento da família numa economia competitiva e, por vezes, de crise. Uma das saídas para superar esses desafios pode ser encontrada na Economia Solidária, uma prática na qual grupos de pessoas produzem, vendem, compram e trocam mercadorias ou compartilham a renda de serviços prestados.
Para adotar esta atividade, os empreendedores devem ir além do desejo da sobrevivência e abraçar essa filosofia de vida, como explica a professora Inara Nascimento, integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (ITCPES), um Programa vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da Universidade Federal de Roraima (UFRR):
“A Economia Solidária é uma proposta que traz benefícios para a população excluída socialmente, as pessoas podem garantir seu sustento sem explorar ninguém, sem levar vantagens e respeitando o meio ambiente. Tudo o que é produzido no grupo pode ser vendido, por exemplo, mas ninguém ganha mais que o outro. Tudo é dividido de forma harmônica e igualitária. É uma prática que respeita os valores de autogestão, a democracia, a cooperação, a solidariedade e a valorização do trabalho humano”, disse.
As pessoas interessadas podem montar diversos tipos de iniciativas coletivas e colaborativas, como cooperativas, associações, lojas de consumo solidário, agências de turismo, dentre outros.
Para auxiliar os futuros empreendedores, foi instituída em 2003, a Secretaria Nacional de Economia Solidária, que revitalizou o Programa Nacional de Incubadoras. Foi a partir desta ação, que dois editais da UFRR foram contemplados com recursos, permitindo a fundação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários.
A Incubadora da UFRR presta assessoria, suporte técnico e gerencial, além de auxiliar na formação de futuros agentes que queiram empregar a economia solidária como forma de trabalho e superação da pobreza.
Para informações a respeito da Economia Solidária e da Incubadora da UFRR, acesse o site ufrr.br/itcpes ou vá até a sala 18, no Bloco IV, no Campus Paricarana. O telefone é 3621-3174.