Carol Coelho é roraimense, mas reside em São Paulo há muitos anos, onde atua como consultora de imagem, palestrante e life coach. A equipe do EducaRR fez uma entrevista exclusiva com ela sobre o look das festas de fim de ano, mas você pode conferir muito mais dicas no blog No Armário da Carol.
Nas festas de Natal é muito demodê usar vermelho? Como variar?
Vermelho é clássico para o Natal, e hoje em dia não tem mais essa regra de usar apenas o que está na moda… Temos que usar aquilo que nos deixa felizes, e se vermelho for essa cor, então aproveite porque é LINDO!
Se quiser variar e usar o vermelho fora do comum, sugiro sempre pensar em proporções, cortes e peças diferenciadas. Então vestidos com amarrações e saias com assimetria são uma boa escolha, estão super em alta e são modelagens que deixam a mulher bem feminina e elegante. Uma boa dica é usar a versão vermelho apontado como tendência para 2018: O tomate!
E no Ano Novo? Como sair do tradicional branco?
A Pantone lançou recentemente as suas cores para 2018 e são 12 cores! Ou seja, tem para todos os gostos! Uma que desponta na frente das outras certamente é o amarelo, que combina muito com nosso clima tropical, é uma cor solar, que valoriza peles morenas e bronzeadas, mas também pode perfeitamente ser usado por brancas e loiras (não precisa ter medo, se joga na cor e seja feliz!). Temos ainda tons de verde que podem fazer lindos looks para a virada, como Greenery e o Arcadia. Sem falar do Rosa Millenial, o famoso rosê que caiu no gosto da brasileira e é uma cor extremamente elegante, feminina, leve e que combina perfeitamente com o clima de renovação do Reveillon.
Pra quem está fora do peso, vale a pena arriscar e usar branco?
Não existe mais essa… O mundo tem passado por grandes transformações e mudanças de pensamento, e a moda segue esse ritmo. Não há mais espaço para essa diferença, dessa classificação sabe? A indústria trabalhou por anos com um padrão de beleza que não é real, que não é padrão e não representa a maioria das mulheres. Com o avanço do feminismo isso precisou ser revisto e hoje qualquer pessoa pode usar o que quiser e se sentir confortável! Como consultora de imagem o que eu sempre digo às minhas clientes é que façam um exercício de autocrítica, a roupa deve valorizar seus pontos fortes, disfarçar o que incomoda, mas nunca ser a protagonista da história… A roupa nos serve, e não o contrário.
Quais as principais tendências deste ano?
Hoje podemos dizer que tem moda pra todo mundo mesmo! Mas algumas coisas que eu vi na última SPFW me chamam a atenção e acho que vale a pena investir:
1) Transparência vazada. Agora vamos ver mais tecidos trabalhos em tecidos que deixam o corpo á mostra de uma maneira diferente do que costumávamos ver;
2) Clochard: A cintura alta e marcada por um cinto / faixa é a sensação da vez para atualizar as nossas calças! Seja pantacourt, pantalona ou calça cenoura, essa cintura é super elegante e valoriza vários tipos de corpo;
3) Manga inflada: Camisas ganham uma modelagem de mangas amplas e esvoaçantes, super chiques!! Combinam com looks variados, desde calças jeans, pantalonas e até shorts, no melhor estilo verão chic!
4) Trabalhos artesanais: Seja em acessórios (bolsas, brincos) ou no próprio vestuário, o trabalho artesanal, handmade e tipicamente brasileiro está cada vez mais em alta. O consumo consciente avança e as pessoas se preocupam cada vez mais em saber quem faz suas roupas (inclusive por conta do Fashion Revolution), apostar em peças assim é cool e vai deixar o look atualizado!
5) O novo street wear: O conforto está acima de tudo, a moda esportiva ganhou espaço no coração de todo mundo, mas podemos deixá-lo mais interessante fazendo contrapontos com peças mais femininas e delicadas, por exemplo, usando o chamado sleep dress que é um vestido de alças finas e delicadas, com tênis e jaqueta jeans e peças mais urbanas.
Vale repetir roupa de anos anteriores?
Vale sempre, o tempo todo! (risos) Esse é um outro conceito que o mundo precisa rever, estamos em um planeta que vive escassez de matéria-prima, poluído e cheio de problemas ambientais, a nossa roupa contribui muito para todo um caos na saúde do planeta e muitas pessoas não se dão conta disso. Então, mais do que nunca vale a pena e É NECESSÁRIO repetir roupa. Movimentos como o armário cápsula, o desafio criado pela Lilian Pacce (#1lookporumasemana) e o slow fashion tem mudado a consciência das pessoas sobre consumo. Roupa é um bem de consumo durável e que representa parte da nossa personalidade e individualidade…. Porque não repetir e vestir-se de si mesmo todos os dias?
Como fazer para adquirir peças que possam ser usadas em outras oportunidades?
Conhecer seu estilo, rotina, entender-se e passar a pensar mais antes de consumir é o principal… Meu trabalho como consultora de imagem vai direto nesse ponto! Não tenho nem um padrão de compras com minhas clientes, pois acredito que é possível rever conceitos e criar looks incríveis com o que já se tem em casa. Se você conhece seu estilo, não vai ser tão influenciada pela moda… Suas roupas serão atemporais não porque alguém disse, mas porque fazem parte de quem você é e te representam.
Eu mesma não acho que camisa branca é peça imprescindível para todos, pois o estilo varia de acordo com a personalidade, então no meu closet não falta uma camisa, porém para outra pessoa essa peça-chave pode ser uma camiseta, um tênis… O que acontece é que ainda nos deixamos levar pelo excesso de informação consumista que aparece na nossa frente. A internet contribui muito para isso, mas é necessário parar e repensar.
Contratar uma consultora de imagem também ajuda bastante! (risos)
Seguem alguns links legais sobre o consumo consciente. Esse tem sido o foco do meu trabalho e o que pretendo levar para meu mestrado e estudos futuros dentro da moda e que também consigo linkar com Direito. Acho que a mídia tem um papel importantíssimo em levar essa informação para as pessoas e ajudar a construirmos uma nova geração.
Primeira coisa é assistir o documentário The True Cost, está no Netflix. Mudou minha vida! O documentário Minimalismo, também no Netflix é outra dica boa para entender mais sobre o tema. https://www.youtube.com/watch?v=IEqBduQIx-Q https://www.lilianpacce.com.br/video/1lookporumasemana-vamos-aderir/ https://www.facebook.com/fashionrevolution.brasil/ https://www.ecycle.com.br/component/content/article/73-vestuario/5950-slow-fashion.html https://reviewslowliving.com.br/2014/04/01/minimalize-seu-closet-com-o-projeto-333-o-simples-e-o-novo-preto/
As imagens são todas de blogueiras que eu sigo, dei print nas telas para vocês saberem o nome delas e eventualmente até a marca que estão usando.
Para ver, é só clicar nesse link do Google drive: https://drive.google.com/drive/folders/1cc7ybkiDWsQvQXZQqoPdz0EUSzk39b1S?usp=sharing
Agradeço muito a oportunidade de dar dicas de moda e ainda falar um pouco sobre o que acho tão importante na moda, que é tratá-la de uma maneira consciente e como ferramenta de autoestima