O SEBRAE/RR trabalha para promover o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico dos municípios e para isso, conta com a parceria dos Agentes de Desenvolvimento. Eles atual na Sala do Empreendedor administrada pelas prefeituras, e são responsáveis pela articulação das ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial.
Para fortalecer as ações, de 08 a 12 deste mês o SEBRAE/RR capacitou novos Agentes designados pelas prefeituras de 11 municípios. Durante os dias 23 e 24 está sendo realizada uma nova capacitação, dessa vez para agentes novos e veteranos dos 15 municípios. A programação acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 18h na sede do SEBRAE/RR, avenida Major Willians, 5240, bairro São Francisco.
“A capacitação vai atualizar os Agentes de Desenvolvimento sobre as mais recentes alterações na legislação, e sobre as normativas voltadas para os microempreendedores, em especial o Microempreendedor Individual (MEI)”, explicou Rodrigo Silveira da Rosa, analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR.
Conforme Rodrigo, os Agentes também serão capacitados em temas atuais e inovadores, como mídias digitais. Além disso, serão apresentadas oportunidades de parcerias para fortalecer as salas do empreendedor nos municípios. “Este ano destacamos o tema do empreendedor rural que pode ser cadastrado MEI”, complementou.
Agente de Desenvolvimento – É peça fundamental na implantação bem-sucedida da Lei Geral das MPEs. É ele o articulador e mobilizador da aplicação da Lei e sua função básica é promover ações concretas para fortalecer as micro e pequenas empresas.
Sua existência é prevista na Lei Geral das MPEs, mas a sua forte influência no Município ultrapassa a Lei, já que exerce a importante função de coordenar a continuidade das atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável, articulando e fortalecendo as relações do poder público com as principais lideranças do setor privado no município.
São funções do Agente de Desenvolvimento: organizar um Plano de Trabalho adequado à implantação da Lei Geral; identificar e mobilizar as lideranças públicas, privadas e comunitárias que possam colaborar com o Projeto; montar e oficializar grupos de trabalho com os representantes das instituições; manter a articulação entre as lideranças; registrar e organizar as atividades e auxiliar o poder público municipal no cadastramento e engajamento dos empreendedores individuais.
PROGRAMAÇÃO
23/04/19 – TERÇA-FEIRA
8h – Novo procedimento de consulta de viabilidade – MEI e a REDESIMPLES – Ifrahin Hernandes – JUCERR
09h – Apresentação e esclarecimentos sobre o método de monitoramento das salas do empreendedor – Nardelly Ximenes e Rodrigo Rosa – UPPDT/SEBRAE
10h – intervalo
10h15 – Orientação para registro de atendimento das salas do empreendedor no sistema SAS – Gabrielle Ribeiro URC/SEBRAE e Natalia Caldas – UGE/SEBRAE
14h – Possibilidades de ofertar serviços em parceria com as salas do Empreendedor:
Apresentação do SENAR
Apresentação do SENAI/IEL
Apresentação do SENAC
Apresentação da Receita Federal
15h45 – intervalo
16h – Oficina “Mídias Digitais” – Leda Catrine – URC/SEBRAE
24/04/2019 – QUARTA-FEIRA
08h – Orientação sobre gestão financeira para empresários – Jefferson Silva – UCEMS/SEBRAE
10h – intervalo
10h15 – Principais alterações na legislação e alteração de atividades e procedimento do MEI – 2018/2019 – Wanderléia Franco – URC/SEBRAE
11h – Procedimento de desenquadramento de MEI e constituição de ME e EPP – Conselho Regional de Contabilidade/CRC
14h – Legalização do produtor rural – Analista da UCOMPE/SEBRAE
15h – Procedimentos e esclarecimento de aposentadoria de empresários, MEI’s e produtores rurais – Analista do INSS
15h45 – intervalo
Programação para novos Agentes de Desenvolvimento
16h – Como abrir, alterar e encerrar as atividades de um MEI e Como acessar o portal do empreendedor? Principais dicas e dúvidas – Wanderléia Franco – URC/SEBRAE
Programação para Agentes de Desenvolvimento veteranos
16h – Acompanhar uma empresa em atendimento pela consultoria SEBRAELAB