Seed inicia estudo para implantação de Ensino Médio Modular Itinerante no Baixo Rio Branco

As vilas localizadas nas comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco receberão a visita de técnicos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) nos próximos dias. A equipe partiu na manhã desta quarta-feira, 12, do porto do município de Caracaraí.

Liderada pelo secretário adjunto Semaias Alexandre, a equipe é formada pela diretora do DGE (Departamento de Gestão Escolar), Milena Silva, e pelos técnicos Aldevânia Barreto (DGE) e Bruno Ricardo (Univirr) e conta com o apoio do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), uma vez que o principal acesso à localidade é por via fluvial.

Além de visitar a Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila Santa Maria do Boiaçu, no município de Rorainópolis – que segundo o Censo Escolar atende hoje 94 alunos no Ensino Fundamental e Médio -, o grupo realizará estudos para a implantação do projeto Ensino Médio Modular Itinerante na localidade.

O projeto prevê a implantação de Ensino Médio em salas anexas à Escola José Bonifácio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), com o objetivo de atender às populações que se localizam nessas áreas ribeirinhas de difícil acesso. Serão visitadas quatro vilas do Baixo Rio Branco: Sacaí, Canauini, Cachoeirinha e Itaquera.

Com o Ensino Médio Itinerante, a Seed estará garantindo o direito à igualdade de oportunidades e o acesso à educação, combatendo também a exclusão social. Primeiramente, será realizado um estudo técnico para avaliar a viabilidade do projeto, depois serão adotadas novas providências.

“A princípio, a equipe da Seed está se deslocando até a região para avaliar a possibilidade de implantação do projeto. Sendo positiva essa avaliação, a Seed adotará as medidas legais cabíveis e outras providências, como por exemplo, a definição de logística para o envio de merenda e material escolar”, esclareceu o secretário de Educação em exercício, Aerton Dias.

A equipe deve retornar da viagem ao Baixo Rio Branco no próximo dia 20 de junho.

Fonte: Ascom/Seed