Seed promove oficina para dinamizar atendimento nos laboratórios de informática das escolas

Cinquenta professores que atuam como orientadores de tecnologia nos laboratórios de informática das escolas da rede estadual de ensino participaram de uma oficina para o planejamento das ações a serem desenvolvidas no ano letivo 2019. A oficina foi realizada na Univirr (Universidade Virtual de Roraima), na unidade localizada no bairro Pricumã, pela manhã e tarde.

O evento foi promovido pelo NTE (Núcleo de Tecnologia) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e abordou também o Curso de Formação – Educação Conectada – na Plataforma Avamec (ambiente virtual colaborativo de aprendizagem).

O momento também foi para reforçar as funções dos orientadores de tecnologia, profissionais que devem contribuir para que o processo de ensino aprendizagem mediado pelas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) realmente aconteça nas escolas da rede estadual de ensino. Para isso, receberão suporte do NTE nas ações de Política de Inclusão Digital.

“Os orientadores de tecnologia são responsáveis por dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Eles devem apresentar aos demais professores as possibilidades que as TICS podem proporcionar. As TICs são ferramentas de apoio ao trabalho pedagógico”, destacou Samuel Silva de Castro, coordenador do NTE.

Ele explicou ainda que as formações também têm o objetivo de realinhar os trabalhos realizados nos laboratórios de informática bem como de reestruturá-los. Outras oficinas estão programadas para trabalhar temas como “Os recursos educacionais digitais para a prática do professor em sala de aula”.

Os orientadores de tecnologia estarão junto com a equipe pedagógica do NTE trabalhando essas ferramentas e recursos digitais ao longo das formações que terão a duração de dois meses, sendo realizadas duas vezes na semana.

Lucicleide de Almeida Pereira, orientadora de tecnologia da Escola Estadual São José participou da oficina e destacou a importância dos cursos de formação na área.

“Esta é uma iniciativa muito positiva da secretaria de educação uma vez que as tecnologias estão presentes em toda nossa vida, seja dentro ou fora da escola. E os nossos alunos estão mesmo precisando desse contato com as tecnologias para fins de aprendizagem”, pontuou.

 

Fonte: Ascom/Seed