O Centro de Ciência, Tecnologia e Informação (CCTI), divulgou a lista com as equipes classificadas para a final do II Torneio Municipal de Robótica. Seis equipes que conseguiram as maiores pontuações conquistaram vagas para a competição que ocorre em dezembro no Pátio Roraima Shopping.
O ranking com as seis primeiras colocadas do torneio ficou assim: 1º Lego City (89,3), 2º Robot EV3 (88,7), 3º Esquadrão Lego (84,7), 4º Animal (81,1), 5º Mestres Da Robótica (78,3), 6º Elite EV3 (75,6).
As equipes foram avaliadas durante três dias. Com o tema Animal Allies, os competidores tiveram que identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras. Eles apresentaram o projeto de pesquisa e executaram provas de programação, montagem e desmontagem, design, desempenho das funções do robô e trabalho em equipe.
O torneio contou com a participação de 112 competidores, divididos em 22 equipes, meninos e meninas que sonham em seguir carreira na área de tecnologia. “Gostei muito de participar do torneio, porque a gente aprende bastante, principalmente no meu caso que pretendo ser engenheiro na área de robótica”, contou Matheus Yan Alves Martins, 9 anos, programador da equipe Robótica EV3.
A equipe Lego Friends teve dificuldades em uma das provas, não conseguiu a classificação e vai disputar a repescagem. A competidora Yasmin Pantoja, 9 anos, destacou o mais importante da competição. “A gente não conseguiu terminar o robô, mas, o importante não é ganhar, é participar”, disse.
As equipes que não conseguiram estar entre as seis primeiras colocadas ainda têm chances de disputar a final. “Agora, todas as equipes entram em um processo de melhoria de seus projetos pelos próximos trinta dias. As equipes não classificadas vão passar por repescagem que vai selecionar mais quatro equipes para disputar a final do torneio com as outras seis já classificadas”, explicou o secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Arthur Henrique Machado.
A repescagem acontece em dezembro, durante a fase final do II Torneio Municipal de Robótica. Além das disputas, o evento vai ofertar oficinas gratuitas de robótica. Durante a competição, os interessados em participar do Projeto de Robótica 2018 vão poder fazer a inscrição. “O torneio não é simplesmente para aprender a mexer com robôs, mas despertar o interesse dessas crianças e estimular o raciocínio delas. Elas vão aprender conceitos de mecânica, ciência, programação. São grandes os benefícios da robótica para o desenvolvimento das crianças”, destacou o secretário.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)