Seis programas para se divertir com as crianças durante as férias sem sair de casa

O período de férias escolares da criançada chegou e nem todas as crianças possuem a oportunidade de curtir o período viajando ou passando os dias na piscina. Muitas vezes, grande parte do tempo de descanso é dentro da própria casa. Nas férias, o lazer e o descanso são prioridades e os adultos devem encontrar maneiras de entreter a turminha que vibra pela possibilidade de dormir um pouco mais e não ter hora para as brincadeiras. É aí que entra a criatividade para se divertir sem ficar na rotina. Separamos algumas dicas para montar a programação das crianças que vão passar as férias em casa, confira:

Sessão pipoca: Essa é uma atividade que custa muito pouco e com o catálogo de filmes disponíveis na Netflix tem se tornado bastante acessível. Arrume a sala, espalhando almofadas, travesseiros e cobertores deixando o ambiente confortável, deixe o volume da TV mais alto que o normal e feche as cortinas para ajudar a criar um clima de cinema. Deixe que seus filhos escolham os seus filmes preferidos, se for o caso, deixe que eles convidem alguns amigos. Não se esqueça de fazer bastante pipoca e suco.

Teatro, música e dança: Uma maneira infalível de divertir as crianças é propor que elas realizem um teatro em casa até mesmo com pequenos shows de música e dança. Separe roupas, chapéus, gravatas, óculos e sapatos. Deixe que elas mesmas façam a produção do cenário, que criem seus figurinos e interpretem cantando e dançando. Você pode usar o sofá ou cadeiras no quintal como poltronas para a plateia.

Contação de histórias: Essa é uma atividade que desperta o imaginário e estimula a memória e a criatividade das crianças. A atividade pode ser realizada através da leitura de livros infantis ajudando o menor a adquirir o gosto pela leitura que será fundamental na vida adulta. Outra maneira de realizar a atividade é inventando histórias e deixando que as crianças continuem o enredo. Cada um conta um pedaço e passa adiante para que outro continue. Na hora de contar a história, você pode caprichar nas interpretações.

Festa do pijama ou acampamento no quintal de casa: A diversão pode continuar à noite com uma festa do pijama ou acampamento no quintal de casa. Monte uma cabana, convide os amigos e será diversão na certa. Para incrementar, você pode providenciar almofadas e separar os travesseiros para a guerrinha que uma hora acaba acontecendo. Caso a ideia seja montar um acampamento no quintal de casa, arme uma barraca com lençóis e forre o chão com um edredon ou algo confortável. Prepare uma noite com jogos, contação de histórias e diversão para as crianças.

Campeonatos de jogos: Crianças adoram competições e desde pequenas são estimuladas a serem competitivas. Seja na escola ou entre irmãos, a competição se faz presente. Mas o mais importante é que elas aprendem que tudo na vida tem um preço e que para ganhar é preciso dedicação e saber perder. Pensando nisso, propor um mini-campeonato de jogos de tabuleiro, dominó, baralho, mímica ou até videogame, pode ser um meio divertido de integração. Eles mesmos podem confeccionar as medalhas e você pode preparar um brinde especial para os participantes.

Aula de culinária: Com a supervisão de um adulto responsável, preparar um bolo ou alguma receita fácil com a ajuda das crianças pode ser diversão garantida. As crianças podem escolher a receita, ajudar a preparar e decorar com muita criatividade. O momento também pode ser aproveitado para ensinar sobre questões como higiene necessária para qualquer coisa na cozinha, além de explicar sobre os perigos do fogo e das facas e a necessidade de ter sempre um adulto acompanhando. Ignore a bagunça e deixe seu filho fazer descobertas. Aproveite a diversão do momento para cozinhar a muitas mãos.