Este ano a programação da Semana da Pátria inicia na quinta-feira, dia 1º, com o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria, na réplica do Forte São Joaquim, no 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), às 6h30.
Em 2016, são celebrados os 194 anos da Independência do Brasil. Para relembrar a importância dessa conquista para o povo brasileiro, militares do Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros percorrerão 21 km por ruas e avenidas da capital, levando o Fogo até a Praça Simón Bolívar, no bairro São Vicente.
Às 7h, será iniciada a condução à pé do Fogo Simbólico da Pátria. Militares e alunos dos colégios militares estaduais seguirão pelas avenidas das Guianas e Ville Roy, até a explanada do Palácio Senador Hélio Campos, em um trajeto de pouco mais de 3 km. A chegada está prevista para as 7h50.
O chefe adjunto da Casa Militar, tenente coronel Antônio Elias Pereira de Santana, destacou que o país passa por um momento de renovação do espírito patriótico, por conta da Olimpíada Rio 2016 e que em Roraima, não é diferente. “Esse ano, teremos 10 alunos das escolas militarizadas conduzindo o Fogo Simbólico da Pátria. Além disso, o trajeto feito pelos veículos vai percorrer entre 20 e 30 bairros da cidade. A ideia é despertar nos boa-vistenses o sentimento de civismo tão necessário para o nosso país”, disse.
A partir das 8h, começa a cerimônia que terá honras militares à governadora Suely Campos e apresentação da tropa ao comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Algacir Antônio Polsin, quando também serão hasteadas as bandeiras de Roraima e do Brasil.
O acendimento da Pira do Fogo Simbólico da Pátria será às 8h30, quando o fogo será levado a pé, do Monumento ao Garimpeiro até a frente do Palácio senador Hélio Campos, quando será oficialmente aberta a Semana da Pátria.
O encerramento da programação acontece no dia 7, quando será realizado o desfile cívico e militar na Avenida Capitão Ene Garcez, com a participação de escolas da rede estadual, entidades civis e instituições militares.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social