Seminário vai discutir impactos e remediações para o uso de recursos naturais

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai realizar mais uma edição do encontro anual de discussões acerca de problemas reais vividos no estado que envolvem a conservação de bacias hidrográficas, gestão ambiental, proteção ambiental e conservação das comunidades.

As inscrições para o 6º Seminário de Recursos Naturais já estão abertas e podem ser feitas pela internet, no link https://www.even3.com.br/recursosnaturais2019/. Este ano, o evento acontece de 27 a 28 de novembro, no auditório do Pronat.

Os debates terão como foco principal a análise sobre uso, impactos e remediação dos recursos naturais. Na programação, um extenso debate sobre essas questões terá a participação de professores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual de Roraima (Uerr), além dos professores da UFRR.

A cada dia do seminário, as palestras e mesa redonda vão abordar um item do tema central. No primeiro dia, por exemplo, as discussões ficarão em torno do uso dos recursos naturais. Estão confirmadas apresentações que vão tratar sobre conservação e sustentabilidade do lavrado de Roraima; ocupação do Vale do Rio Branco; além de abordar conhecimentos tradicionais e o manejo dos recursos naturais na Amazônia. Todas as palestras contarão com professores da UFRR.

Já no segundo dia, o tema central será a recuperação e conservação ambiental. Professores da UFRR, Unifap e Uerr farão palestras sobre microrganismos e sustentabilidade; hidrelétricas na Amazônia; e o turismo do Baixo Rio Branco desde o paradigma da complexidade sistêmica.

No último dia, o seminário estará voltado para os impactos socioambientais causados pelo uso dos recursos naturais. Portanto, não poderia ficar de fora desse debate a mineração em Roraima e os impactos socioambientais nas comunidades indígenas, realidade que tem mudado, inclusive a rotina de quem mora em Roraima, nos últimos com os protestos dos garimpeiros na BR-174.

Ainda sobre os impactos, o Seminário receberá professores da UnB para discutir biodiversidade, fronteiras e competição social por recursos naturais; e a exploração de recursos naturais e os riscos ambientais à saúde humana. Todas as palestras começam a partir das 14h e seguem até 17h.

SERVIÇO

6º Seminário de Recursos Naturais: usos, impactos e remediação

Data: 27 a 29 de novembro

Local: auditório do Pronat

Inscrições:  https://www.even3.com.br/recursosnaturais2019/