“Sempre há uma saída: Suicídio, não!”, é tema de Semana Espírita Roraimense

De 9 a 17 de setembro, a Federação Roraimense Espírita (FER) realizará a quarta edição da Semana Espírita com o tema “Sempre há uma saída: Suicídio, Não!”. A programação prevê caminhadas, palestras, feiras de livros e apresentações culturais. Este período compreenderá o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro.

Roraima está entre os estados que mais se registra suicídios no país e ocupa, atualmente, o oitavo lugar, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria dos suicidas é jovem. Entre os meses de junho e julho deste ano, quatro casos foram registrados.

A diretora de comunicação social da FER, Penélope Buffi, explica que o evento de nove dias será aberto à população, espírita ou não, e terá a finalidade de promover um espaço de conforto, consolação e emissão de mensagens positivas de paz e construção do bem, independente do segmento religioso. “Tem a ver com uma das diretrizes de trabalho do movimento espírita nacional que é o contato com a sociedade, o papel social que todo movimento religioso possui”, frisa.

“Esse ano percebemos a necessidade de abordar, principalmente a questão de prevenção ao suicídio com o foco na valorização da vida, pois é uma questão que tem ganhado discussão”, conta. Ela ressalta que há mais de 10 anos o movimento brasileiro espírita tem falado sobre suicídio com campanhas direcionadas à valorização da vida.

imagens_SER_caminhadapelavida

Sobre a visão espírita sobre o tema, Penélope foi enfática: “O suicídio é uma das escolhas que fazemos na nossa vida. A doutrina explica que o livre arbítrio é a capacidade que cada um tem de se decidir por si, mas para cada ação existe uma reação arbitrária”, detalha. A diretora de comunicação continua e explica que no Espiritismo cada ser possui um caminho evolutivo a percorrer. “À medida que tenho uma chance, uma oportunidade que é uma vida, e eu a interrompo, os espíritos nos dizem que essas são falhas graves, pois só Deus tem o poder de interromper a vida”, reforça, aliás, que não há uma punição eterna. A família do suicida é trabalhada, pois o atentado afeta à todos que estão ao redor.

PROGRAMAÇÃO – A programação da 4ª Semana Espírita Roraimense acontecerá durante nove dias, em vários locais na capital. Haverá esclarecimentos sobre a doutrina, atendimento fraterno ao público, feira de livros, campanha, dentre outras atividades.

De 9 a 11 de setembro, das 18h às 22h, na Praça Velia Coutinho, no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, haverá a Feira Espírita com mais de 400 títulos,

DVDs, camisetas. No local será montada a tenda “Conte Mais”, um espaço para conversas sobre obras literárias espíritas. Outro serviço será o “De Coração para Coração”, com oferta de atendimento fraterno. As crianças terão o “Espaço Kids”, tudo de forma gratuita; Dia 10, às 17h, acontecerá a Caminhada Pela Vida, com percurso de dois quilômetros com largada e chegada na Praça Velia Coutinho. Após conclusão do percurso, às 18h, haverá um ato simbólico com a soltura de 500 balões na cor amarela.

No período de 11 a 17 de setembro haverá palestras de 30 minutos nos Centros Espíritas espalhados por Boa Vista. No dia 14, no Centro Empresarial Ideias e Negócios, na rua Governador Aquilino Mota Duarte, no bairro São Francisco, terá a apresentação artística “Candeia em Noite Escura”. Ao final, os participantes integrarão uma roda de conversa sobre a temática da apresentação.

Pela primeira vez o “Painel Diálogos para a Vida – Fé e Religiosidade na Prevenção ao Suicídio” foi inserido na programação da Semana Espírita Roraimense. Penélope ressalva que representantes de vários segmentos religiosos foram convidados para participar desse momento. “Para uma conversa, como em nossos segmentos podemos promover a valorização da vida”. Esse encontro acontecerá no dia 16 de setembro.

E para encerrar a Semana, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, às 19h30, terá apresentação do Grupo Harmonia, do Amazonas (AM) e palestra com Jorge Elarrat, da Federação Espírita de Rondônia, com o tema “O Cristo Consolador”. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

 

 

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Federação Roraimense Espírita