O mês de junho se aproxima e com ele as Festas Juninas que homenageiam três santos católicos Santo Antônio, São João e São Pedro, celebrados neste ano entre os dias 13 e 29. As comemorações acontecem em diversos estados brasileiros e cada um celebra a sua maneira os famosos arraiais, mas em sua essência torna-se indispensável a presença de alguns elementos tradicionais a estes festejos: a fogueira, quadrilhas, as bandeirinhas e as comidas típicas derivadas do milho, que estão entres as mais e desejadas.
O mercado culinário começa a se movimentar e a se preparar para a chegada das festas. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem em Roraima (Senac) está ofertando, até o dia 5 de junho, o curso Culinária Junina, com o objetivo de preparar pessoas para o período festivo.
Segundo a instrutora do curso, Ruth Silva, essa é uma das épocas festivas mais valorizadas pela culinária e pelo mercado, assim é importante que as pessoas recebam a melhor formação para o preparo dos alimentos típicos do festejo. “O curso oferece uma aula básica sobre práticas de manipulação de alimentos, para o aluno ter um conhecimento prévio de como se comportar dentro de uma cozinha e maneira correta de manipular os alimentos, o que deve ou não devo fazer no preparo culinário. Depois disso entramos na aula prática com a preparação das receitas típicas dos festejos juninos que são vendidas nos grandes arraias”, relatou à instrutora.
Para o curso estão sendo oferecidas 20 vagas. Para participar, o aluno precisa realizar um investimento de R$ 300 à vista ou cinco vezes de R$ 60 no cartão de crédito. De acordo com Ruth, o curso é voltado para àquelas pessoas que desejam aprender a manipulação desses alimentos ou para aqueles que já trabalham com isso e desejem adquirir novos conhecimentos.
“Para que as pessoas que têm a tendência de vender esses alimentos venham procurar novos conhecimentos e capacitação. Temos uma grande procura e pretendemos fechar esse curso até o início do mês”, finalizou a instrutora.