Sicredi incentiva educação financeira e empreendedorismo entre migrantes venezuelanas

Cooperativa promoveu ações de educação financeira para preparar mulheres para o gerenciamento de suas finanças

A educação financeira é uma das ferramentas para que mulheres migrantes planejem seu futuro financeiro e superem desafios econômicos. Pensando nisso, o Sicredi uniu forças ao projeto Mujeres Fuertes, iniciativa colaborativa que busca fomentar o empreendedorismo entre venezuelanas.

Na última sexta-feira (30), o Sicredi participou da cerimônia de entrega de kits complementares e cartão de Cash Based Interventions (CBI) para 50 mulheres venezuelanas que concluíram o curso de auxiliar de cozinha. O incentivo possibilitará que elas iniciem seus negócios na área gastronômica. A cerimônia ocorreu no auditório da cooperativa de crédito, localizado na avenida Ville Roy no centro de Boa Vista. 

O projeto “Mujeres Fuertes” foi criado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, de Manaus, onde já está em sua quarta edição. Em Roraima, esta é a primeira edição da iniciativa implantada em Roraima pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), com parceria da Cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR. 

Marcilene Mendes, assessora de Desenvolvimento Cooperativista do Sicredi destacou a parceria entre o Sicredi e a ONG Adra em diversos projetos, enfatizando a educação financeira para uma gestão financeira sustentável. “Tivemos o privilégio de sediar as cerimônias de abertura e encerramento deste belo projeto em nosso auditório. Também realizamos ações de educação financeira para preparar mulheres para se tornarem empreendedoras, ensinando-as a gerenciar suas finanças de forma eficaz para contribuir para o orçamento de suas famílias, considerando que muitas delas são as únicas provedoras para suas famílias”, destacou.

O gerente do Sicredi, Cleiton Bettoni, também participou do evento, e compôs a mesa de honra representando a instituição. A iniciativa conta com recursos oriundos de reversão trabalhista do Ministério Público do Trabalho (MPT) e apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), ONU Mulheres, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11º Região) e Operação Acolhida, do Exército.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.